Cidadeverde.com

Preso morre com 27 perfurações pelo corpo na Custódia; 9º assassinato só este ano

Imprimir

O detento José Renato da Silva Bezerra, 22 anos, morreu na tarde de ontem(08), por volta das 15h, por não resistir aos ferimentos provocados por perfurações de barras de ferro na hora do banho de sol no pavilhão C da Casa de Custódia. Ele foi encaminhado ao Hospital de Urgências de Teresina (HUT) onde faleceu. Esta é a 15ª morte registrada nos presídios do Piauí, 9 de forma violenta e 6 de causas naturais.

De acordo com o diretor de presídios da Secretaria da Justiça, Fagner Martins, ao ser lesionado, o preso teria ido caminhando do pavilhão até a ambulância.

“Foi dado todo o suporte e talvez por negligência do HUT, porque passou mais de duas horas para ser atendido ele não tenha resistido. Imaginava-se que a lesão era de leve para média, foi só uma perfuração, mas com a demora no atendimento ele foi a óbito”, acusa o diretor. 

O diretor destaca que José Renato era suspeito de diversos crimes e até um homicídio dentro da própria Custódia. “Ele tinha vários problemas, desentendimentos e rixas anteriores. Ele cometeu homicídio dentro da Casa de Custódia. Era acusado de homicídio, roubos e outros crimes”, afirmou Fagner Martins. 

Ele disse que uma investigação foi aberta dentro da unidade para identificar e autuar os acusados do crime. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e a família informada do caso ainda ontem. 

HUT

O Hospital de Urgências de Teresina (HUT) informou que o detento chegou ao local com 27 perfurações. A direção explicou que José Renato sofreu múltiplas lesões e perdeu muito sangue e a causa da morte foi a hemorragia provocada pelo choque hipovolêmico. 

?"A direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) vem por meio desta nota explicar que o paciente José Renato da Silva Bezerra, de 22 anos, deu entrada nessa casa de saúde, ontem, dia 08 de julho, às 12h37min, com múltiplas lesões transfixantes de tórax e abdômen (lesões com entrada posterior e saída da região anterior) em choque hipovolêmico (caracterizado pela perda de grandes quantidades de sangue e líquidos, o que pode levar à morte em poucos minutos). Foi realizado o primeiro atendimento, imediatamente, porém o paciente faleceu antes da realização dos exames. A perda de sangue por várias lesões, 27 “facadas” , aproximadamente, foi a causa da hemorragia que levou o paciente ao óbito", descreve a nota.

15 mortes nos presídios

O diretor administrativo do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (sinpoljuspi), Cleiton Holanda, disse que o Mistério da Justiça aponta o Piauí como o segundo estado com maior número de mortes em presídios, só perdendo para o Maranhão. Ele acrescentou que os homicídios em teresina foram registradas na Casa de Custódia e penitenciária Irmão Guido.  

Imagem da última morte de preso na Irmão Guido

Diretor da Custódia

O diretor da Casa de Custódia, Denio Marinho, informou que os detentos do pavilhão C tiveram o banho de sol e as visitas de familiares e íntimas canceladas após a morte do preso provisório. Ele disse que a medida foi tomada para evitar novos conflitos, já que nem todos os detentos concordaram com o atentado contra José Renato. 

“Acionamos a delegacia de homicídios e os investigadores estão apurando. Entregamos os nomes dados de presos e de policiais que tentaram evitar o ataque para que faça a apuração do crime”, disse o diretor. 

Ele afirmou ainda que um pente fino foi realizado no pavilhão, onde foram recolhidas barras de ferro e aparelhos celulares. 

Denio Marinho destacou que uma série de medidas foram adotadas na unidade prisional para tentar evitar mortes e fugas. “Mas, aqui temos muitos desafetos. Esse ano não houve fugas, as mortes diminuíram, mas não deixaram de ocorrer. Esta é a terceira morte este ano”, explicou. 

Nesta quinta-feira(09) há 865 presos na Custódia e a capacidade é para 336.

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais