Cidadeverde.com

Em audiência, Sinte garante vigilância a professores faltosos

Imprimir

Em audiência solicitada pelo SINTE-PI junto ao Ministério Público, realizada hoje (09), o sindicato garante que irá denunciar professores faltosos em sala. A reunião teve a presença da secretária Estadual de Educação (Seduc), Rejane Dias e segundo a categoria foi fundamental para solucionar impasses.

Não só a carência de professores, mas a estrutura das escolas, os funcionários fantasmas, a merenda e o transporte escolar, foram alguns dos temas discutidos nesta audiência que contou com a participação também Hélder Jacobina (diretor da Seduc) e assessores, Núcleos Regionais de Esperantina, Campo Maior, Piripiri e Canto do Buriti, e os diretores estaduais do Sinte Odeni Silva, Manoel Rodrigues, Lucine Almeida, Kassyus Lages, João Correia, Ana Maria e Luís Alberto, com a mediação do promotor Fernando santos.

As denúncias apresentadas pelos dirigentes foram sobre a carência de professores, falta de transparência das diretorias regionais em informar a lotação dos professores, obras e reformas inacabadas e paradas. Professores substitutos, merenda e transporte escolar.

Durante a audiência, a secretária de educação, Rejane Dias, se comprometeu com a implantação de um Sistema de Lotação, que tem prazo para funcionar plenamente até outubro/2015. A partir deste sistema a lotação, disposição e permutas serão feitas por ele, de modo que a Seduc tenha o controle do seu quadro.

“O que os professores apresentaram aqui é o mesmo pensamento do Ministério Público”, disse o promotor Fernando Santos e se colocou à disposição para fazer parte de uma força tarefa no sentido de resolver essa situação da educação.

Odeni, presidente do Sinte, considerou a audiência positiva pelas questões apresentadas e o pensamento comum no sentido de resolver os pontos levantados pelos participantes. Em outubro deverá haver nova audiência onde a secretaria de educação deverá apresentar o Sistema de lotação em pleno funcionamento.

Hoje o estado conta com 667 escolas atendendo 250 mil alunos, e o quadro de professores ativos é de 14 mil, sendo que ainda tem em torno de 4500 professores substitutos.

O SINTE-PI garante que continuará vigilante para que o início do segundo semestre letivo todas as escolas estejam com seu quadro de professores completos, finalizou Odeni Silva, presidente do Sinte.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais