Cidadeverde.com

Internos do CEM concluem curso de agente de limpeza

Imprimir

O curso de capacitação de Agente de Conservação de Limpeza,  oferecido pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc),  em  parceria com o Senac, aos internos do Centro Educacional Masculino (CEM) foi concluído, na terça-feira (14).

O curso teve duração de 180 horas, entre aulas práticas e teóricas, como técnicas de higienização, prevenção de acidentes de trabalho, preparação de currículo, treinamento para entrevista de emprego e vídeos motivacionais.

Valda Pereira, mãe de um interno que participou do curso, considerou a capacitação muito importante para o filho: “Ele nunca tinha feito um curso de capacitação. Com este, ele já vai levar mais um saber para a vida dele. Todo curso que ele fizer vai ser muito importante para quando sair daqui”, reforça a mãe.

Segundo a professora Milena Martins, a maioria dos 17 alunos concludentes nunca tinham feito nenhum trabalho de limpeza em casa e já durante o curso, tiveram que colocar a mão na massa: “Os alunos estão saindo da capacitação totalmente preparados para o mercado de trabalho. Durante a atividade, foi possível verificar o crescimento de todos eles, não só no que se refere às disciplinas, mas também na escrita, na forma de se comportar e no que tange ao crescimento profissional. Eles saem do curso com outra mentalidade, pensando em outras possibilidades de emprego”, diz Milena.

O diretor da Unidade de Atendimento Socioeducativo da Sasc (Duase), Anderly Cerqueira, destaca que o curso foi extremamente positivo até mesmo para a mudança de comportamento dos adolescentes. “Através das atividades desenvolvidas durante o curso, os jovens aprenderam a zelar pela manutenção da limpeza da unidade, principalmente nos dias de visita. Foram fortalecidas também as regras de disciplina, melhorando o relacionamento entre os próprios jovens, os educadores e os técnicos”, conta o diretor.

O secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Henrique Rebêlo, está empenhado em fazer cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeduativo (Sinase). “A garantia de direitos é papel do Estado e nós atuamos de forma a devolver esses jovens à sociedade aptos a serem integrados à escola normal ou a um mercado de trabalho qualificados e com melhores oportunidades”, ressalta.

Henrique Rebêlo destacou ainda que, até o final do semestre, devem ser oferecidos os cursos de Eletricista Predial, Operador de Micro, Panificação e Confecção de Salgados e ainda um curso de Robótica, em parceria com o Instituto Federal do Piauí (Ifpi).

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais