Cidadeverde.com

"Morte de adolescente foi premeditada por companheiros", diz diretor da Sasc

Imprimir

O diretor educacional de atendimento socioeducativo da Sasc, Anderlly Lopes, disse que o assassinato de um dos menores infratores de Castelo do Piauí foi premeditado pelos companheiros de alojamento, também condenados pela bárbarie ocorrida em 27 de maio. Ele conta que os quatro permaneciam agrupados após decisão mútua dos adolescentes, corpo técnico e coordenação do Centro Educacional Masculino (CEM).

 

Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com

Anderlly Lopes

 

"Colocamos à disposição deles todo o sitema socioeducativo. Tínhamos uma preocupação enorme com a segurança deles, pois já existia dentro da unidade sede de vingança. Resolvemos dialogar com eles e indagamos qual o alojamento ideal e decidimos juntamente com estes menores infratores que ficariam agrupados no mesmo alojamento", disse o diretor educacional. 

Anderlly Lopes conta que os adolescentes afirmaram que a divergência entre eles- pois o jovem morto teria delatado e colocado o trio na cena do crime- teria sido sanada. Porém, ele ressalta que os quatro menores infratores já haviam divergências por outros atos infracionais cometidos antes da barbárie em Castelo do Piauí. 

"Eles já tinham desentendimentos antes do crime, por conta de outros infracioanis em que eram parceiros. Ontem conversamos o dia todo com os menores, explicando toda a situação. Quando eles chegaram ao CEM foram recebidos de forma violenta e no momento em que o jovem era espancado os outros internos gritavam: 'mata, mata'. A princípio, a divergência de defesa deles- porque um tinha delatado os outros- foi sanada após o caso ser desvendado e confirmado a participação dos quatro adolescentes. Então, eles disseram que haviam aberto mão da tese, até em virtude da represália dos outros internos", reitera. 

Requintes de crueldade

Assim como o estupro coletivo de Castelo do Piauí contra as quatro adolescentes, o assassinato do Gleison Vieira da Silva, 17 anos, também foi brutal. Anderlly Lopes relata que o menor de idade foi arremessado contra o piso e, possivelmente, asfixiado antes de ser agredido. 

Divulgação

Gleison Vieira da Silva delatou os companheiros no crime de Castelo do Piauí

"Ele foi aremessado contra o piso por várias vezes. Seu crânio estava inchado e, possivelmente, o jovem sofreu traumatismo craniano. Ele foi pisoteado, agredido com socos Ele foi socorrido ainda com vida, mas não resitiu. O caso ocorrreu por volta das 23h, no alojamento D", reitera Lopes. 

Além dos crimes de estupro, homicídio e tentativa de homicídio contra as quatro adolescentes, o trio agora responderá também pela morte Gleison Vieira da Silva. 

O CEM possui capacidade para 64 internos e no momento, 84 menores infratores estão internados no local.


Graciane Sousa e Carlos Lustosa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais