Cidadeverde.com

Simpósio de Desenvolvimento Regional é realizado em Corrente

Imprimir

O governador Wellington Dias participou neste sábado (18) da discussão e elaboração do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba durante o Simpósio Municipal de Desenvolvimento Regional do Matopiba (PDA - Matopiba) realizado na cidade de Corrente. Com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Kátia Abreu; do secretário de Desenvolvimento Rural – SDR, Francisco Limma; da vice-governadora, Margarete Coelho; do presidente da Codevasf, Felipe Mendes; além de autoridades federais, estaduais e municipais, o evento é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com a prefeitura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI.

 

 

O Simpósio tem como principal objetivo promover articulações, debates e providências em torno da formulação de diretrizes, objetivos e metas do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, lançado pelo Governo Federal. O evento teve mais de 200 inscritos entre produtores, trabalhadores, professores, estudantes e outros segmentos  vindos de municípios da região e do  estado do Tocantins.

Wellington Dias apresentou durante o evento as metas, projetos e ações a serem desenvolvidas para que haja o desenvolvimento econômico e sustentável no estado. “No primeiro semestre tivemos um crescimento de 5,1% na economia e isso é significativo para o estado. Temos desafios para o escoamento da produção da agricultura e para isso é necessário investimentos em rodovias, ferrovias, hidrovias fazendo ligação com os estados de Tocantins e Bahia. A presidente Dilma Rousseff liberou R$ 410 milhões para investimentos do Matopiba na área energética aumentando a carga elétrica dessa região, trazendo investidores”revela.

O chefe do executivo acrescentou que o estado vive um momento importante e que a presidente e a ministra foram as responsáveis por olhar para o crescimento do Piauí.  “O Piauí vive um momento de representatividade. Estamos tendo um olhar da presidente Dilma e da ministra Kátia para o nosso estado que tem um grande potencial e que não tinha tido esse olhar. Agora estamos tendo essa oportunidade e iremos fazer a nossa parte, pensar Matopiba e ter esse olhar para a região com um plano de potencial do municípios”, explica.

A ministra Kátia Abreu, em seu pronunciamento, revelou que o Go verno Federal irá apoiar o desenvolvimento sustentável dos produtores do Matopiba e exaltou a liferança de Wellington Dias. “O Matopiba veio corrigir erros do passado e está amparado em três focos de desenvolvimento como infraestrutura; inovação, tecnologia e qualificação profissional e classe média. Nessa fronteira do desenvolvimento devemos destacar o que é vocação e o que o mercado precisa respeitando as características de cada estado. E, aqui, elogio Wellington Dias por dividir com seus companheiros as possibilidades de levar de porta em porta esse desenvolvimento” frisa. 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: matopibasdr