Cidadeverde.com

Ministro da Fazenda apresenta fundo que ajuda estados em crise

Imprimir

Em visita ao Espírito Santo, o Ministro da Fazenda Joaquim Levy apresentou o plano de reorganização de contas públicas nacionais. Durante encontro com empresários, neste sábado (18), ele explicou a importância do Fundo de Compensação e Desenvolvimento Regional, aprovado em MP na segunda-feira (13), que busca compensar os estados que perderem com a possível unificação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Levy chegou ao estado nesta sexta-feira (17) e, neste sábado (18), foi ao estaleiro Jurong, em Aracruz, região Norte, e reuniu-se com empresários no Palácio Anchieta, em Vitória. Antes do encontro empresarial, o ministro participou de uma entrevista coletiva acompanhado do governador Paulo Hartung e do senador Ricardo Ferraço, ambos do PMDB.

Fundo
"Parte da própria questão do ICMS é abrir novas oportunidades, é ter ganhos de competitividade ancoradas num diferencial que o estado tem. Isso em toda economia, e o estado do Espírito Santo tem uma economia aberta para transformação. A diversidade industrial no estado, com população de menos de 5 milhões de pessoas, com tudo o que se faz aqui, a gente vê que tem bastante empreendedorismo, essa capacidade de estar criando e descobrindo oportunidades", disse Levy.

Ele também explicou como funcionam os dois fundos criados para ajudar os estados no momento de crise. "No caso do ICMS, tem dois mecanismo inerentes à movimentação, que estavam discutindo no Senado. São os dois fundos e a MP que foi publicada pela presidente Dilma nessa segunda-feira (13). Desses fundos, um tem objetivo de auxiliar eventuais perdas de arrecadação, é muito importante. O Espírito Santo vai ser um dos principais estados alvo para esse fundo, de auxílio financeiro para a transição", disse

"O outro é fundo de investimento em infra estrutura e desenvolvimento regional. Ele vai permitir, exatamente, escolher projetos que vão dar aquele diferencial de competitividade e vão facilitar a transição da composição da economia, isso vale para aqui e vale para alguns estados do Nordeste para atrair indústria. Nós fizemos o desenho e vimos que o Espírito Santo vai ficar com uma proporção bastante significativa desse fundo", explicou Levy.

Contas
Segundo o ministro, o estado é um exemplo de reorganização de verbas. Desde que Paulo Hartung assumiu o cargo em janeiro, foram vários cortes de orçamento para regularizar as contas do estado. "O corte de gastos é um ajuste temporário que tem que ser efetivo. Acho que o Espírito Santo tem sido um exemplo de como conciliar a receita que realmente está acontecendo com o nível de gastos que é suportado por essa receita. Acho que esse é o segredo de sucesso para ter uma plataforma para crescer", disse o ministro.

Questionado sobre os cortes, Levy disse que eles são necessários para o futuro crescimento, embora desconfortáveis. "A gente está num ajuste por várias razões. Num primeiro momento da travessia, você vai ter algumas coisas que não são confortáveis, mas na verdade você está construindo um ambiente para a inflação mais baixa. A expectativa de inflação para o ano que vem vai ser mais baixa do que nos últimos anos, então começa a convergir para a meta de 4,5%, o que abre uma outra perspectiva de estabilidade que é muito favorável para você voltar a ter investimento, voltar a criar emprego", finaliza Levy.

Hartung
O governador Paulo Hartung afirmou que a visita de Levy é importante para o estado, já que abordou vários temas. Levy tratou dos novos investimentos em portos, estaleiros e rodovias, além dos fundos de compensação.

"A visita tem uma agenda muito ampla porque nós estamos oferecendo apoio ao trabalho de reorganização das contas públicas nacionais. Esse apoio é uma visão que nós temos que é importante o Brasil se reorganizar para que ele volte a ter credibilidade externa, para atrair investimentos externos, e credibilidade interna, para que os empresários possam voltar a investir nos seus negócios, seja na indústria, no comércio, na área de serviço, em todas as áreas da economia", disse o governador.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais