Cidadeverde.com

Novo diretor da Sasc diz que adolescentes podem voltar para o CEM em 30 dias

Imprimir

A morte de um dos jovens acusados pelo estupro coletivo em Castelo do Piauí levou à exoneração da equipe que comandava o Centro Educacional Masculino (CEM). Como novo diretor de medidas socioeducativas assumiu o capitão Anselmo Portela que, em entrevista ao Notícia da Manhã, desta terça-feira (21), revelou que em 30 dias serão viabilizadas soluções para a internação dos outros três garotos envolvidos na barbárie contra as quatro adolescentes, sendo que uma não resistiu as lesões e faleceu.

Por precaução e devido a falta de estrutura física do CEM, os três menores infratores foram levados para o Centro de Internação Provisória (Ceip), após decisão do juiz Antônio Lopes, da 2ª Vara da Infância e do Adolescente. 

“As mudanças na gestão não se deram na intenção de buscar culpados, mas para encontrar soluções. Ainda estou me ambientalizando e em breve serão implementadas novas medidas. Vamos saber quais dos adolescentes internados que já podem ter liberdade, ver com a direção financeira do CEM o que é possível fazer para ampliar o espaço físico e em 30 dias, prazo dado pelo juiz para que os jovens permaneçam no Ceip, espero ter um local para colocá-los”, disse o novo diretor. 

Para Anselmo Dias, a experiência como diretor de presídios irá contribuir no desempenho da nova função. 

“Se houver falhas em algumas das unidades que abriga menores infratores buscaremos melhorar. Nossa intenção é padronizar todas as unidades e trabalhar de forma disciplinar, consciente dentro do que exige o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Vamos buscar uma disciplina dentro dos centros para evitar o que ocorreu”, acrescenta Anselmo Dias. 

Morte de menor infrator

O adolescente Gleison Vieira da Silva, 17 anos, foi espancado até a morte dentro do CEM, na última sexta-feira (17). No dia do crime os menores confessaram o assassinato. Gleison foi morto após delatar os três que participaram do estupro coletivo de Castelo.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais