Cidadeverde.com

Após separação, Latino diz que Rayanne está livre para ver o macaco Twelves

Imprimir

Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, os animais de estimação acompanham as dores e delícias do casamento de seus donos. Muitas vezes tratados com as mesmas regalias e paparicos de um filho, os bichinhos se apegam aos “pais” com tremenda facilidade. Mas e quando o relacionamento do casal chega ao fim? Com quem o animal deve ficar?

Foto: João Ricardo/R2/Divulgação

Latino, Rayane e Twelves: ex-família

Há uma semana, quando anunciou oficialmente o término de sua união com a modelo Rayanne Morais, de 26 anos, o cantor Latino, de 42, virou alvo da curiosidade alheia principalmente por conta de, segundo ele, seu bem mais precioso: o macaquinho Twelves, de 2 anos e 7 meses. Batizado com um nome que, em inglês, faz referência ao número de sorte do artista, o 12, o macaco-prego foi dado ao casal como presente de casamento. Mas, depois que Rayanne deixou a casa do cantor, o filhote ficou com o pai.

Foto: Reprodução de Instagram

Latino e Twelves: mimos sem ter fim


— Ele tem autorização do Ibama para todo o território nacional. É meu, registrado no meu nome, mas isso não impede de a Ray querer vê-lo. Aliás, ele ama até mais ela do que eu — arrisca dizer Latino, que não teme que o macaquinho sofra com a ausência da ex-dona: — Ele já vivia 24 horas comigo! Ela poderá vê-lo na hora que quiser, e ela sabe disso. Os bichos não são como a gente, mas sei que sentem falta das pessoas de que gostam.

Rayanne deixou a casa de Latino e, até então, não quis se pronunciar sobre a separação nem sobre a “perda da guarda” de Twelves. Por isso, não se sabe se ela pretende reivindicar na Justiça a posse do animal. Mas disputas desse tipo têm sido cada vez mais comuns nos tribunais. A atriz Bárbara Borges, por exemplo, foi processada pelo ex-namorado, que briga com ela pela posse do cachorro Jhony.

No início do ano, diante de caso semelhante, em que um ex-casal lutava na justiça por seu cachorro, o desembargador do TJ-RJ Marcelo Buhatem inovou na decisão:


— Não há na legislação uma determinação específica para essa situação. Animais são considerados pela lei objetos “semoventes”, ou seja, que se movem. Então, diante do princípio da dignidade da pessoa humana, tomei uma decisão inédita, levando em conta a afeição dos donos pelo animal. Criei a “posse compartilhada” para animais de estimação, nos mesmos moldes da guarda compartilhada de uma criança: fins de semana alternados com cada uma das partes e períodos de visitação combinados. Um deles fica com a posse do bicho (geralmente o que cuida com maior frequência e arca com os gastos veterinários).


Presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ, Reynaldo Velloso acredita ser preciso o magistrado levar em conta tanto o sentimento dos donos quanto os do animal na decisão:


— Está claro que os animais sentem frio, fome e medo, como as pessoas. Eles são seres vivos sujeitos a abalos psicológicos.
A situação já inspirou até um filme nacional: em “Mato sem cachorro” (2013), Deco (Bruno Gagliasso) sequestra o cão Guto, tamanha a saudade que passa a sentir do bichinho após se separar de Zoé (Leandra Leal).

No filme “Mato sem cachorro”, o animal é disputado por ex-casal. Foto: Daniel Behr/Divulgação/ 30.09.2013

Formada em direito e teatro, a apresentadora Luisa Mell, de 36 anos, é uma das defensoras de animais mais conhecida do país. Ela conta já ter presenciado o sofrimento de muitos cães com a ausência de um de seus donos:

— Lembro de um caso que acompanhei em que o homem ficou com o cão depois da separação e não deixava a ex visitá-lo. Quando promovi essa reaproximação dela com o bichinho, ele a lambia e chorava feito uma criança. Deu muita pena, coitadinho!


Depois de dois anos de casamento com o ator Paulo Vilhena, de 36, a atriz e modelo Thaila Ayala, de 29, mantém algo em comum com o ex, além da amizade: o buldogue francês Zacarias. Os dois se dividem, tranquilamente, nos cuidados do cãozinho, mesmo não estando mais sob o mesmo teto.

Thaila Ayala tem a guarda compartilhada de Zacarias com o ex. Foto: Xande Nolasco/ 15.05.2013

O buldoguês Zacarias convive com Vilhena. Foto: Camilla Maia/ 26.06.2012

— Não tem regra definida. Às vezes, eu fico com o Zacarias por dois dias e ele fica por três meses. Quando ele precisa viajar e permanecer um tempo fora, o cão fica comigo o tempo necessário. Eu e Paulo somos amigos, isso nunca foi um problema — garante ela.


Cuidado como um bebê, Twelves toma mamadeira quando acorda e a cada duas horas come uma fruta. Agora, com a ausência da “mãe” em seu dia a dia, a empregada e as filhas de Latino vão precisar se desdobrar para dar conta do macaquinho, que não só de banana vive, quando o pai estiver fora.
— A fruta predileta dele é maçã! Ele também ama de paixão Danoninho — revela Latino, entregando que as roupinhas estilosas de Twelves foram feitas pela ex-sogra: — São exclusivas! A mãe da Ray tem na costura um hobby. Mas ele só fica vestido e com fralda quando está na rua. Em casa, fica livre.

 

Fonte: Extra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais