Cidadeverde.com

União reconhece emergência em 152 cidades do Piauí pela estiagem

Imprimir

 

Foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (21), a portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, por meio da qual o Governo Federal reconhece a situação de emergência decretada pelo Governo do Estado em 152 municípios.

O decreto de emergência foi assinado pelo governador Wellington Dias no dia 25 de junho, sob recomendação da Secretaria Estadual da Defesa Civil e tem validade de 180 dias, a partir da data de publicação no Diário Oficial do Estado. 

De acordo com o secretário estadual de Defesa Civil, Hélio Isaias, o reconhecimento da situação de emergência irá beneficiar milhares de agricultores familiares das regiões atingidas pela estiagem, pois eles terão o acesso a programas federais como o Garantia Safra facilitado. Alem disso, amplia-se também possibilidade de linhas de crédito junto aos bancos públicos.

As zonas urbanas das cidades atingidas pela seca que estão com dificuldade para o abastecimento irão receber água potável através da operação carro-pipa e as regiões onde a situação é mais grave, como São Raimundo Nonato e Pedro II, devem receber adutoras de engate rápido.

“Nos últimos anos o Piauí vem sofrendo com a irregularidade das chuvas. Isso está dificultando o abastecimento, inclusive, nas zonas urbanas. Estamos trabalhando para atender todo o estado com água potável. As zonas rurais das cidades que enfrentam a estiagem já são abastecidas com carros-pipa do Exército e as zonas urbanas passarão a ser atendidas pela Devesa Civil. Além disso, com adutoras de engate rápido, vamos levar água do açude Caldeirão, em Piripiri, para abastecer Pedro II, e dos poços da Serra Branca para garantir o abastecimento de São Raimundo Nonato e dos municípios da região”, disse Hélio Isaias.

Nove municípios da região de São Raimundo Nonato dependem da barragem Petrônio Portella para o abastecimento. O reservatório está com apenas 12% de sua capacidade e a água, em razão do baixo nível e do elevado teor de sal, não tem qualidade para o consumo humano. Cerca de 110 mil pessoas sofrem os efeitos da estiagem na região. 

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais