Cidadeverde.com

Margarete participa de abertura de Plenária Territorial em Parnaíba

Imprimir

Atualizada às 12h22

A governadora interina, Margarete Coelho, visitou, depois da abertura da PPA, o Programa Pro-Estágio  e a empresa Sieart, que emprega adolescentes de escolas públicas em Parnaíba. O projeto idealizado pela Prefeitura da cidade oportunizou 50 jovens terem seu primeiro emprego e mais 100 estão em treinamento. 

“Esse projeto pode ser replicado em outros municípios e até na própria administração estadual. Selecionam jovens na fase de escolas públicas que são absorvidos pela iniciativa privada, 50 já foram absorvidos e mais 100 estão em treinamento. É uma oportunidade de primeiro emprego e dá cidadania a esses jovens e ainda afastá-los dos perigos, das drogas e prostituição infantil”, afirma Margarete Coelho

Atualizada às 11h02

Em seu primeiro ato com governadora do Piauí, Margarete Coelho, disse que a Plenária Territirial do Plano Plurianual (PPA), de Parnaíba, é um momento muito importante, acima de tudo, porque o que está sendo feito é discutir e rediscutir o Piauí. 

“O estado há muito tempo não tinha essa modalidade de competição do seu orçamento - o plano de desenvolvimento. Eu sou uma grande entusiasta do planejamento. Não se faz jamais uma boa administração sem que ela seja precedida de um bom planejamento. Acho que a gente deve levar o dobro do tempo planejando e a metade fazendo, porque só assim nós vamos conseguir fazer melhor, fazer mais, utilizar bem os nossos recursos, e acima de tudo atender àquilo que a população está precisando”, afirmou.

 Ela acrescentou que a participação da comunidade e de entidades civis organizadas dinamizam esse plano. “Muitas vezes, a administração pública nos gabinetes e nos escritórios, planejam em cima de bases técnicas e em cima de pesquisas, é verdade, mas elas não dizem o sentimento das pessoas. E uma obra só é boa quando ela impacta de forma positiva a vida das pessoas. Não importa o tamanho, seja ela física ou não, o que importa é que a obra melhora a vida da pessoa, por melhor que seja, e nós sabemos o que melhora nossa vida. Depois dessas discussões, quando terminar o dia de hoje, vocês vão estar satisfeitos, de se sentir acrescidos como cidadão, e também com um sentimento que acho fortíssimo, que é o sentimento de pertencimento, tanto de que a gente pertence ao Estado, mas principalmente, de que o Estado nos pertence, de que a gente pode influir na administração dele, ele é que nos dá dimensão da nossa cidadania”, destacou. 

Atualizada às 9h40 

Nesta quinta-feira (23), a governadora em exercício, Margarete Coelho está no município de Parnaíba, litoral do Piauí, para a Solenidade de Abertura da Plenária Territorial do Plano Plurianual (PPA) – Planície Litorânea. Ela também vai visitar obras de Pavimentação Asfáltica de Ruas e Avenidas da Cidade de Parnaíba.

As plenárias territoriais do PPA têm como objetivo selecionar e debater ações que deverão ser consideradas prioritárias para os territórios junto às negociações de investimentos e recursos inseridos no Plano Plurianual e na previsão orçamentária, ambos programados para organizar as ações do Governo Estadual para os próximos quatro anos.

Os temas serão saúde, educação, economia, infraestrutura, desenvolvimento rural e outros de relevância para o desenvolvimento do território. O debate acontece com instituições da sociedade civil e membros dos órgãos públicos municipais e estaduais da região.

Programação:
8h - Credenciamento
8h30 - Solenidade de abertura
9h - Apresentação da base estratégica do PPA, Programas propostos e metodologia
9h - Trabalhos em grupo por temática
10h30 - Lanche
12h30 - Intervalo para almoço
14h - Continuação dos grupos
15h - Apresentação dos grupos - debates - fechamento
17h - Encerramento

Notícia original

Em um discurso otimista, a governadora do Piauí em exercício, Margarete Coelho, na sua posse nesta quarta-feira (22) no Palácio de Karnak, afirmou que cumprirá uma agenda positiva e que está preparada para cumprir a missão de 12 dias de governança no Piauí. 

“Sou guerreira, mas prefiro dizer que sou piauiense e que estou preparada para dar continuidades às ações do governo. Durante o encontro em Brasília, também vou pedir que o olhar da Corte se volte mais para a violência contra a mulher, para que a discussão dessa questão possa ser ampliada”, disse.
 
A primeira agenda anunciada por Margarete será na cidade de Parnaíba. Ela disse que irá para o município na sexta-feira próxima para o encerramento das discussões sobre o Plano Plurianual Participativo 2014 – 2017, de Parnaíba, onde haverá um debate com a comunidade e os órgãos envolvidos, que irão discutir e finalizar o projeto que envolve toda a reunião do Alto Parnaíba.
 
Além disso, em relação a sua agenda enquanto governadora, Margarete disse que vai dar prosseguimentos aos pactos e acordos feitos durante o Encontro de Governadores do Nordeste, que ocorreu na semana passada em Teresina e que no dia 30 de agosto vai participar de um encontro de todos os governadores do Estado com a presidente Dilma Rousseff em Brasília.
 
Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais