Cidadeverde.com

Finalistas do concurso gastronômico do Festival Maria Isabel serão selecionados amanhã (23)

Imprimir

Os estudantes finalistas do concurso gastronômico do Festival Maria Isabel serão selecionados amanhã (23), em etapa que ocorrerá durante todo o dia na cozinha industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac, em Teresina.

“A ideia é incentivar novos talentos da gastronomia, valorizando os profissionais que futuramente estarão ingressando no mercado. Com isso, estamos contribuindo também para que Teresina tenha uma gastronomia cada vez mais rica e diversa, atraindo todos os olhares para esse grande potencial da nossa capital”, afirma o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos.

São quinze concorrentes, entre estudantes das instituições de ensino Facid/Devry, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, IFPI; e Fundação Padre Antonio Dante Civiero, Funaci. Esses alunos foram previamente selecionados entre os trinta e cinco indicados pelas coordenações de cada universidade.

Maria Isabel de carneiro com queijo coalho e ovo caipira, acompanhado de farofa de coentro e vinagrete de manga; Tortellone recheado com queijo coalho e castanha de caju ao molho de abóbora, acompanhado de crispy de carne de sol; e Risoto de carne de sol com leite de coco babaçu e banana são algumas das receitas a serem apresentadas na semifinal do concurso.

Os critérios avaliados para a escolha dos cinco pratos finalistas, que podem ser entradas, pratos principais ou sobremesas, serão: regionalidade, exaltando ingredientes típicos locais; alinhamento ao conceito de gastronomia popular brasileira; harmonia entre os ingredientes; criatividade, inovação e originalidade; apresentação, aparência e montagem; sabor; aromas; e composição nutricional.

A comissão julgadora desta etapa do concurso será formada pela gestora do Projeto Economia Criativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, Ceres Rebelo; pela nutricionista Lucélia Chaves; Mércia Brito, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina, Semdec; e pelos chefs Manoel Bezelga e Ana Luiza Trajano, que também é a curadora do festival.

Os cinco estudantes selecionados apresentarão suas criações para o público no dia 23 de agosto, durante a abertura do Festival Gastronômico Maria Isabel, que ocorrerá em arena montado no Parque Potycabana. Os três melhores pratos serão premiados nesse concurso com kits de facas da Tramontina. O primeiro colocado receberá ainda passagem área para participar do Evento Tendências em São Paulo, além de uma coleção com seis livros de gastronomia, edição Senac. Uma inscrição no Seminário Empretec e uma coleção de cinco livros de gastronomia, edição Senac será mais um prêmio para o segundo lugar. O terceiro colocado também ganhará um curso básico e uma coleção de três livros de gastronomia, ambos do Senac.

O Festival Maria Isabel é uma realização do Sebrae no Piauí em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina, Governo do Estado, Senac e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel Piauí.

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais