Cidadeverde.com

Trio usa dados privilegiados do INSS e é preso ao tentar empréstimo no Piauí

Imprimir

Três pessoas foram presas na tarde desta quinta-feira (23) por suspeita de associação criminosa, falsidade ideológica e estelionato. O grupo realizava empréstimos em nome de idosos beneficiários do INSS no Piauí. De acordo com a titular da delegacia do idoso, Daniela Barros, os suspeitos já haviam solicitado valores que somavam cerca de R$ 25 mil e possuíam dados privilegiados do INSS. 

A delegada informou que o grupo é formado por pelo menos cinco pessoas, mas no momento três estão presos. Uma mulher e dois homens fazem parte do grupo, um deles é idoso e se faz passar pelos beneficiários que buscam empréstimos. 

"Tem uma mulher que se diz filha dele e ele que se passa por idoso para ir até as financeiras fazer o pedido de empréstimo. Eles possuem todos os dados da pessoa, até o número do benefício", declarou. 

Ela informou que um ponto que ainda deverá ser investigado mais profundamente é a forma como o grupo obtém dados sigilosos junto ao INSS, possibilitando a falsificação de documentos e solicitação do crédito. 

"Esse caso ainda vai muito além, é preciso saber como eles tinham acesso a esse tipo de documento, porque eles possuíam inclusive protocolos internos do INSS. Certamente há alguém ajudando ou o sistema está muito falho, porque eles tinham tudo", declarou. 

O grupo foi preso porque uma das empresas suspeitou do pedido e denunciou à polícia. A suspeita aconteceu depois que o idoso preso fingiu ser um beneficiário que havia feito um empréstimo legal meses atrás. 

Os três presos são naturais do Maranhão e a delegada suspeita que integrem uma quadrilha interestadual. Pelo menos mais duas pessoas ainda devem ser presas. 

A delegada destacou que os crimes de fraude de empréstimos são os mais registrados na delegacia do idoso de Teresina. De acordo com ela, de janeiro a julho deste ano foram mais de 200 ocorrências. 

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais