Cidadeverde.com

Ministério garante 740 mil vacinas contra raiva e nega atraso no PI

Imprimir

O Ministério da Saúde garantiu ao Cidadeverde.com que não haverá atrasos na distribuição da vacina contra a raiva no Piauí. Ontem, foi divulgado pela imprensa nacional que 12 estados teriam a vacinação atrasada e que poderia ficar só para o ano que vem. 

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde a distribuição das doses iniciará em agosto.  

A coordenadora de imunização da Secretaria Estadual do Piauí (Sesapi), Jurema Chaves, disse que solicitou ao Ministério da Saúde, 740 mil doses da vacina contra raiva para cães e gatos para a campanha no Estado. O pedido foi feito nesta sexta-feira(24) e segundo ela, não haverá atraso na entrega.
 “Eles devem confirmar nosso pedido até a próxima semana, mas não tem essa história de que vai faltar vacina. Vai ter vacina para a campanha em setembro”, enfatizou a coordenadora de imunização que é responsável pela solicitação junto ao ministério.
 
Em Teresina, o coordenador da campanha antirrábica canina, o veterinário Luiz Harliton, confirmou que a campanha na capital acontece no dia 12 de setembro e que as 150 mil doses estão garantidas para a data.
 
“O ministério da Saúde garantiu doses para o Piauí, Ceará, Tocantins e Goiás, mas para os outros somente no próximo ano. Apesar de Teresina está sem caso de raiva humana, o último foi em 1986 e a de canina ter sido há quatro anos, mas por conta do interior o Piauí está na lista de prioridades. Recentemente teve em Parnaíba, em Luís Correia e no sul do Estado”, afirmou o veterinário.
 
Desde segunda(20), a Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) está cadastrando e treinando voluntários para trabalhar na campanha. São 713 vagas para vacinadores e 459 para anotadores, abertas para toda a população. Eles serão remunerados com a quantia de R$ 76,25, incluso o valor dos vales-transportes para o deslocamento. Os treinamentos estão ocorrendo às quartas e sextas, durante a manhã (a partir das 8h30) ou à tarde (a partir das 14h30). As inscrições e os cursos seguem até as vésperas do dia da campanha, enquanto houver vagas disponíveis.
 
Para Teresina, a meta é imunizar 118 mil animais entre cães e gatos.


Flash Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais