Cidadeverde.com

Fábio Abreu desabafa: "pesquisa sem noção" e contesta déficit de policiais no Piauí

Imprimir

O secretário de segurança do Piauí, Fábio Abreu, reagiu na tarde desta segunda-feira (27) a dados divulgados pela imprensa nacional de uma pesquisa sobre o efetivo das polícias civil e militar do Piauí. O estado foi colocado como o pior no país em efetivo de policiais civis e o segundo pior em relação a militares.

De acordo com a pesquisa, o Piauí possui 871 policiais civis, sendo um homem para cada 3.668 habitantes. O cálculo foi feito levando em consideração a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a população brasileira. Em relação a PM, a pesquisa apontou um efetivo de 4.015 homens, sendo um policial para cada 796 pessoas, o segundo pior índice do Brasil, ficando atrás apenas do Maranhão.

"É uma pesquisa totalmente errada, sem noção. Não é só essa análise nua e crua. Nós não temos só 800 policiais na polícia civil", desabafou o secretário ao Cidadeverde.com.

Em nota divulgada no final da tarde desta segunda-feira, a Secretaria Estadual de Segurança Pública contestou os dados informando que o Piauí possui atualmente um efetivo de 5.488 policiais militares, sendo 4.881 praças e 617 oficiais. Já na Polícia Civil, o quadro pessoal é composto por 1.315 policiais.

Segundo a secretaria, o trabalho da atual gestão é para melhorar os dados. "No mês passado, aconteceu a formação de 120 agentes, 38 escrivães e 49 delegados. Na Polícia Militar, 400 aprovados em concurso público estão em formação no Centro de Formação de Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) com a conclusão prevista para agosto desse ano. A nomeação dos concludentes é tratada como prioridade e ocorrerá assim que a situação financeira do Estado permita.", diz a nota.

Ainda de acordo com a SSP, as ações de combate a criminalidade são planejadas diariamente pela secretaria atual gestão com análise dos índices de criminalidade, realização de operações e investimento na estrutura das unidades policiais.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria Estadual de Segurança Pública informa que o Piauí possui atualmente um efetivo de 5.488 policiais militares, sendo 4.881 praças e 617 oficiais. Já na Polícia Civil o quadro pessoal é composto por 1.315 policiais.

A SSP ainda destaca o empenho da atual gestão em melhorar a situação. No mês passado, aconteceu a formação de 120 agentes, 38 escrivães e 49 delegados. Na Polícia Militar, 400 aprovados em concurso público estão em formação no Centro de Formação de Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) com a conclusão prevista para agosto desse ano. A nomeação dos concludentes é tratada como prioridade e ocorrerá assim que a situação financeira do Estado permita.

A Secretaria de Segurança ainda informa que as ações de combate a criminalidade são planejadas diariamente pela atual gestão com análise dos índices de criminalidade, realização de operações e investimento na estrutura das unidades policiais.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais