Cidadeverde.com

Maternidade investiga parto de mãe na recepção que resultou na morte de bebê

Imprimir

A direção da maternidade Dona Evangelina Rosa informou nesta terça-feira (28) que abriu sindicância para apurar a morte de um bebê que nasceu na recepção da maternidade. Segundo a denúncia da família, a gravida esperou por mais de 5h para ser atendida. A paciente Janaína Rebelo de Araújo, 22 anos, deu à luz no último domingo(26) e a família teria pedido para fazer o parto cesáreo. 

De acordo com os registros no prontuário da paciente, a jovem deu entrada duas vezes no mesmo dia na Evangelina Rosa, por volta das 8 horas da manhã, quando sua pressão estava 130/90mmHG, sem registro contração uterina e os batimentos cardíacos fetais e estavam presentes.  “A paciente foi classificada quanto ao risco na cor Verde (prioridade não urgente) e orientada a aguardar”, afirma a nota da Maternidade.

A segunda entrada ocorreu às 12h37, depois que ela retornou da Maternidade do Dirceu (CIAMCA). “Após passagem pelo CIAMCA, de onde foi encaminhada com duas polpas digitais de dilatação do colo uterino, perda de líquido amniótico e BCF 148 bpm. (...) A medida da pressão arterial, neste momento, foi 150/110 mmHg, tendo sido prescrito sulfato de magnésio, conforme rotina da MDER”, continua a nota.

A maternidade confirma que Janaína teve o filho, já morto, ainda na recepção e depois foi encaminhada para o centro cirúrgico. Segundo a nota, a criança estava com o cordão umbilical enlaçado. 

“Às 13h15min, antes mesmo da instalação da medicação, a paciente pariu natimorto no Setor  Admissão desta Maternidade, em  seguida, foi  encaminhada ao Centro Obstétrico para assistência ao desprendimento da placenta. O concepto mostrava, ao nascimento, circular cervical do cordão umbilical (criança laçada)”.

A administração informou que a sindicância vai partir da Ouvidoria, depois que a própria paciente e acompanhante reclamaram. 

Nota de esclarecimento na íntegra:

Os esclarecimentos a  seguir estão fundamentados em dados de registro em prontuário e encaminhamento  médico 

A paciente  JANAÍNA REBELO DE ARAÚJO, de 22 anos, teve o primeiro atendimento na Maternidade Dona Evangelina Rosa – MDER , no dia 26/07/2015 às 8h02min, com PA ( pressão arterial) de 130/90mmHg , sem registro de contração uterina  em 10min. Os batimentos cardíacos fetais estavam presentes. A paciente foi classificada  quanto ao risco na cor VERDE ( prioridade não urgente) e orientada a aguardar.

A paciente retornou à MDER, após passagem pelo CIAMCA,  de  onde foi encaminhada  com duas polpas digitais de dilatação do colo uterino , perda de liquido amniótico e  BCF 148 bpm .  O novo registro de atendimento  foi feito às 12h37 min. A medida  da pressão arterial, neste momento, foi  150/110 mmHg, tendo sido prescrito sulfato de magnésio, conforme rotina da MDER.

Às 13h15min, antes mesmo da instalação da medicação, a paciente pariu natimorto no Setor  Admissão desta Maternidade, em  seguida, foi  encaminhada ao Centro Obstétrico para assistência ao desprendimento da placenta. O concepto mostrava, ao nascimento, circular cervical do cordão umbilical (criança laçada).

Em razão da necessidade de esclarecimentos pormenorizados sobre o caso, a gestão da MDER determinou abertura de sindicância que será iniciada a partir da Ouvidoria, mediante os depoimentos da própria paciente e de acompanhante.

 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais