Cidadeverde.com

Centros de Produção de Teresina passam por revitalização

Imprimir

Desde o final do ano passando, a Prefeitura de Teresina vem investindo na melhoria das condições estruturais dos Centros de Produção de Teresina. No total, 12, dos 16 espaços, estão passando por reparos. Essas melhorias se configuram como uma das formas de incentivos para os pequenos empreendedores da Capital. As mudanças são significativas e consideradas como fundamentais para otimizar o trabalho desenvolvido por esses trabalhadores que protagonizam a economia solidária na cidade.

Os Centros que estão sendo revitalizados são: Cidade Jardim, Vila Maria, Parque Mão Santa Vila Nova (zona Leste); Dirceu (zona Sudeste); Saci, Promorar, Santo Antônio e Vila da Glória (zona Sul); Parque Wall Ferraz, Buenos Aires, Vila Padre Eduardo (zona Norte). Os demais devem, brevemente, ser inclusos nesse processo de recuperação.

Esses locais, espalhados por todas as zonas da cidade, são responsáveis pela geração de renda de centenas de famílias teresinenses. A pequena empreendedora Ana Rita Braga, que trabalha há cerca de 9 anos no Centro de Produção da Vila Padre Eduardo (zona Norte), disse que o espaço estava precisando de uma reforma e que isso estimulou os empreendedores a organizarem melhor seus boxes.

“Para a gente, essa reforma foi ótima, porque estava realmente precisando. Agora é a gente que tem que cuidar para manter tudo organizado. A Prefeitura não está ganhando nada com isso aqui, quem ganha mesmo somos nós, que temos um espaço para trabalhar. Até a clientela já comentou da melhoria. O pessoal daqui está tentando até deixar suas lojas mais arrumadas”, relata a microemprendedora Ana Rita, que trabalha com a produção de roupas sob medida.

A produtora Tânia Araújo, que também possui um espaço no referido Centro de Produção, frisa sobre a necessidade de uma reforma do local. “Ficou bem melhor trabalhar no local agora. Estava com uma aparência um pouco sujinha”, pontua ela, que produz artesanato e confecções.

A reforma do Centro de Produção da Vila Padre Eduardo já está em fase de finalização, faltando apenas pequenos reparos, como a colocação de vidros nas janelas. Assim como nos demais que estão passando por esse processo de revitalização, as modificações contemplaram a recuperação do piso de passeio, retelhamento, pintura das paredes e esquadrias, recuperação de portões de rolagem dos boxes, substituição de vidros quebrados, revisão e reparos na parte elétrica e hidráulica.

De acordo com o Secretário Municipal de Economia Solidária, Olavo Braz, esses benefícios que estão sendo levados para os Centros de Produção integram o projeto da gestão do prefeito Firmino Filho. “Na gestão do prefeito Firmino Filho, os Centros de Produção estão sendo melhorados. Ele, como economista, compreende a necessidade de dar também uma maior visibilidade para essas unidades de produção”, explica o gestor.

Esse processo de revitalização é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), responsável por gerir esses centros produtivos, e das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de Teresina. No total, serão investidos mais de R$ 420 mil.

Histórico dos Centros de Produção

O secretário Olavo Braz, que acompanha esses centros de produção desde o seu início, explica que o projeto inicial desses espaços veio com a proposta de ocupar prédios públicos ociosos existentes em Teresina, como aconteceu nos Centros de Produção do Mocambinho, Saci e Promorar, que eram mercados públicos que não obtiveram êxito em seu funcionamento e foram desocupados.

“Na década de 90, as casas dos conjuntos habitacionais eram muito pequenas, onde normalmente um dos cômodos era transformado em ateliê, isso diminuía a qualidade de vida, porque como tudo era novidade, as pessoas começavam a produzir muitas roupas, a encomenda era grande e os prazos de entrega eram curtos, aí eles tinham que virar noite trabalhando, de tal forma que as pessoas dormiam  mal. A partir daí, surgiu a preocupação de trabalhar lugares para abrir essas unidades de produção, surgindo assim os Centros de Produção”, conta Olavo Braz.

Ele acrescenta ainda que o objetivo era ainda fazer com as pessoas consumissem o que era produzido aqui. “Muitas vezes, um vizinho não sabia que um outro produzia, por exemplo, camisetas. Queríamos, sobretudo, além de criar novas pequenas empresas, não deixar morrer aquelas que existiam. Então pensou-se em colocar esses produtores, que fazem uso da mão de obra familiar, nesses locais, ficando a cargo deles o pagamento apenas de água e energia, sem precisar pagar aluguel”, conta o gestor da Semest.

Centros de Produção abrigam mais de 350 produtores

Existem, atualmente, 16 unidades de produção em funcionamento, instalados em todas as zonas da cidade, sendo elas: Cidade Jardim, Vila Maria, Parque Mão Santa e Vila Nova (zona Leste); Dirceu, Redonda, Coronel Carlos Falcão e Monte Horebe (zona Sudeste); Saci, Promorar, Santo Antônio e Vila da Glória (zona Sul); Mocambinho, Parque Wall Ferraz, Buenos Aires, Vila Padre Eduardo (zona Norte).

Nesses centros estão abrigados mais de 350 pequenos produtores, beneficiando aproximadamente 700 famílias, já que cada empreendedor gera emprego para uma outra pessoa.

As produções também são comercializadas em feiras e eventos organizados pela Semest, a exemplo da feira da Praça João Luís e Rua Climatizada, que acontecem mensalmente. Outros eventos, como a Feira Nova Noiva e Piauí Fashion Week também já contaram com exposição de produtos oriundos desses centros, devido a sua boa qualidade.

 

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais