Cidadeverde.com

Secretário de Planejamento defende reforma do aeroporto de Teresina

Imprimir

Em entrevista no Jornal do Piauí desta terça-feira (28), o secretário de Planejamento de Teresina, Washington Bonfim, defendeu que se busque o Governo Federal para garantir a reforma do aeroporto Petrônio Portella. O tema esteve na pauta da plenária territorial do Plano Plurianual, que envolveu gestores do estado e de municípios da Grande Teresina e território Entre Rios. 

Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde

"Temos que resgatar essa discussão junto ao Governo Federal. Existe uma proposta de uma parceria público-privada (PPP), mas na realidade interessa muito ao desenvolvimento do Piauí a reforma do aeroporto Petrônio Portella", disse o secretário, citando que a PPP para construção de um novo aeroporto no Rio Grande do Norte levou 15 anos para concluir a obra. 

Washington Bonfim lembrou que já existe projeto para dotar o aeroporto de estrutura para suportar 3 milhões de passageiros ao ano, mais que o dobro do mais de 1 milhão de hoje.

"No final de 2014 a Infraero apresentou o projeto para a Prefeitura de Teresina. É um projeto interessante. Daria uma sobrevida", pontuou. O projeto prevê custo de R$ 400 milhões para ampliar a casa de passageiros de 7 mil para 26 mil metros quadrados, com um pátio que receberia 12 aeronaves, ao invés das cinco atuais. "Você teria uma reforma importante que melhoraria muito a questão do nosso aeroporto", acrescentou Bonfim. 

Enquanto a reforma não é realizada, as discussões sobre desapropriação de imóveis na região do aeroporto foram suspensas. Uma ação na 5ª Vara da Justiça Federal tramita sobre o caso. 

Outros temas
Washington Bonfim também ressaltou a importância do alinhamento dos governos federal, estadual e municipal na execução de projetos. Um deles, discutido na plenária, é a criação do Rodoanel de Timon (MA), ligando a BR-316, no Rodoanel de Teresina, com a BR-226, do lado maranhense. O projeto interessa a Teresina para viabilizar o pólo logístico empresarial sul. 

Outro tema de mobilidade urbana discutido pelos gestores é a duplicação da avenida Josué de Moura Santos, que liga as avenidas Presidente Kennedy, na zona Leste, e Poti, zona Norte, passando pela ponte do Mocambinho. 

Além disso, a saúde foi tratada na reunião. Teresina gasta 35% do seu orçamento com o setor, 20% acima do ideal. "Qualquer alinhamento do governo municipal com o governo do estado e também com o governo do Maranhão em relação ao fluxo de pacientes para Teresina representa um importante avanço", destacou Bonfim. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais