Cidadeverde.com

Presidente da UEFA Platini anuncia candidatura à presidência da Fifa

Imprimir

O presidente da Uefa, Michel Platini, anunciou formalmente nesta quarta-feira a intenção de concorrer à presidência da Fifa para substituir Joseph Blatter, que deixará o cargo no dia 26 de fevereiro do ano que vem, quando acontecerá a nova eleição da entidade.

"Essa foi uma decisão muito pessoal e cuidadosamente pensada, em que eu pesei o futuro do futebol junto com o meu próprio futuro. Eu também fui guiado pela consideração, apoio e encorajamento que muitos de vocês me mostraram", disse o ex-jogador francês, em comunicado publicado no site da Uefa.

"Há momentos na vida em que você tem que levar o destino com suas próprias mãos. Eu estou em um desses momentos decisivos de minha vida além de eventos que estão moldando o futuro da Fifa", acrescentou o dirigente.

Craque do Juventus nos anos 80. Platini está na presidência da Uefa desde 2007. O francês tentará ser o primeiro ex-jogador de futebol a comandar a entidade que comanda o esporte no planeta. Ele deverá concorrer com um conhecido rival do futebol italiano na década de 80. O brasileiro Zico também tem intenção de disputar a presidência da entidade. O ex-jogador do Flamengo enviou um pedido à CBF para ser candidato.

Além dos dois, o sul-coreano Chung Mong-joon, ex-vice-presidente da Fifa e o príncipe da Jordânia, Ali bin Al-Hussein, derrotado por Blatter nas eleições de maio, também devem anunciar em breve suas candidaturas.

Na carta em que anunciou a sua candidatura, Platini criticou o fato de a Fifa ter tido apenas dois presidentes em 50 anos.

"Durante esse meio século ou mais, a Fifa teve apenas dois presidentes. Essa estabilidade extrema tem algo de paradoxal em um mundo que experimentou agitações radicais e em um esporte que passou por mudança econômica considerável. No entanto, os eventos recentes forçou a suprema direção do mundo do futebol a virar uma nova folha e repensar sua governança. (Quero) Devolver à Fifa a dignidade e a posição que merece".

Em coletiva no último dia 20, Blatter garantiu que não iria concorrer a um novo mandato na Fifa. Em maio, o dirigente suíço fora reeleito para mais um mandato em meio aos escândalos de corrupção que abalaram entidade e causaram a prisão de sete dirigentes em Zurique. Entre os presos, estava o ex-presidente da CBF José Maria Marin, que permanece detido na Suíça. Dias depois, ele anunciou que deixaria a Fifa.

Durante a crise envolvendo a Fifa, Platini chegou a pedir para Blatter renunciar antes da eleição. Diante da negativa, a Uefa comandou um bloco de oposição que votou em peso no príncipe da Jordânia. Pelo menos 46 das 54 federações filiadas à Uefa o acompanharam. Mas ele não conseguiu destronar Blatter, que foi reeleito com 133 votos contra 73 de Ali bin Al Hussein.


Fonte: Yahoo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais