Cidadeverde.com

Prefeito garante 10% de vagas para mulheres em licitação de alvarás de taxista

Imprimir

A vereadora Graça Amorim participou hoje (29) de audiência com o Prefeito Firmino Filho para tratar sobre requerimentos que vem defendendo na Câmara Municipal de Teresina. Um das pautas foi a reserva de vagas para mulheres na exploração de serviços de táxi na capital. O edital de licitação para a liberação de 520 alvarás para taxista tem previsão para ser divulgado no dia 27 de agosto e sua realização foi compromisso da Prefeitura com a categoria durante audiência pública requerida por Graça Amorim no dia 13 de março. 

Sobre a reserva de vagas para mulheres, o prefeito abraçou a ideia e se comprometeu em modificar a proposta, acrescentando 10% solicitados pela parlamentar.

"A gente vê que a proposta é bem democrática quando inclui as pessoas com deficiência tanto na parte de condução quanto de passageiro, mas as mulheres não foram contempladas e é preciso reparar isso. Atualmente não existe mais profissão de homem e profissão de mulher. Elas já provaram que podem ocupar o espaço que decidirem ocupar. Retirá-las desta concorrência é uma forma de discriminação. Que bom que o prefeito acedeu ao nosso requerimento", disse a Vereadora.

O regulamento do serviço de táxi consta além do Táxi Convencional - que vai deter 440 das 520 vagas  - de Táxi Especial, que faz o serviço de condução de passageiros do aeroporto; Táxi Eficiente destinado a passageiros com deficiência física; Táxi Acessível que se destina a condutores que tenham deficiência física.

Graça Amorim comemora a realização da licitação pela qual reivindica há muito tempo. "Atualmente, o déficit de táxis na capital chega a dois mil profissionais. Hoje, Teresina tem 1.556 taxistas com alvará que lhes permite trafegar pela cidade. Esta frota deveria ter alvará renovado anualmente em Teresina, e isso não era feito há mais de dez anos. A legislação que regulamenta esse serviço na cidade era do ano de 1985, mas agora foi atualizada e Teresina e quem ganha", disse.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais