Cidadeverde.com

Sorteio do Minha Casa, Minha Vida contempla remanescentes de 2014

Imprimir

Mais um sorteio geral de 3.488 unidades habitacionais abonadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), que chega à Etapa IV em Teresina, acontece nesta quinta-feira (30). O prefeito de Teresina, Firmino Filho, falou que o programa serve para as pessoas que não foram contempladas no ano passado. “São casas para pessoas que moram em áreas de riscos ou que estavam em programa de regularização fundiária, para pessoas idosas, enfim, contemplando muitas pessoas que realmente precisam de uma habitação”.

Casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Teresina

São 804 casas sorteadas no Residencial Judith Nunes, 1.316 no Residencial Bosque Sul e 1.368 do Residencial Orgulho do Piauí, localizados na Zona Sul, na região do Portal da Alegria. De acordo com a Prefeitura, são cerca de 24 mil pessoas inscritas, remanescentes da inscrição realizada em 2014.Também participam do sorteio 299 pessoas que foram inscritas em cumprimento à decisão judicial depois que elas desocuparam o empreendimento Torquato Neto voluntariamente este ano.

Firmino complementa sobre os dados e os valores: “Este é um programa que está colocando mais de 120 mil casas nos últimos dois anos em Teresina. São cerca R$ 1 bilhão investidos através de financiamento pela Caixa Econômica durante o período”. 

A Prefeitura publicou edital referente à Etapa IV no Diário Oficial do Município do dia 02 de julho. 

Exatos 20% do total de casas sorteadas hoje – 698 unidades – serão destinados ao atendimento às famílias que se encontrem em área de risco ou que tenham sido desabrigadas por motivos justificados em projetos de regularização fundiária. 10% do total – 349 unidades – para pessoas com deficiência; 10% - 349 unidades – para pessoas idosas (com 60 completos até a data do sorteio), restando um saldo remanescente de 2.092 unidades que serão sorteadas aos demais candidatos.

Rogéria Sousa, de Prefeitura de Teresina, explica que os idosos, que fazem parte do grupo prioritário, podem ter até 40% das casas destinadas a eles. “A Portaria que cria o Programa tem regras que dizem que a Prefeitura pode indicar ate 50% dos nomes para pessoas que moram em área de risco. Ela não é obrigada a indicar tudo isso. Se não for destinado esse total para eles, então justamente os idosos podem concorrer para cadastro de reserva com um total de 10% e se não tiverem êxito podem voltar a participar do sorteio caso haja disponibilidade de vagas”. 

Ela diz ainda que somente as pessoas que vivem em áreas de risco não precisam passar por cadastro. 

Outras residências do Programa estão em processo de construção iniciado em 2014 e devem ser entregues até o final desse ano. As que foram sorteadas hoje serão entregues até o final desse ano, segundo informações da PMT. Até o momento já foram entregues 11.385 unidades habitacionais por meio do Programa Minha Casa Minha Vida em Teresina.

Depois de sorteadas

Após o sorteio, os candidatos classificados têm que comparecer com a documentação necessária e o Número de Identificação Social (NIS/CADÚnico) à Coordenação do Programa Minha Casa Minha Vida, situada na Rua Rui Barbosa, 3079, bairro Matadouro, zona Norte de Teresina, no período de 06 a  26 de agosto de 2015, para realizar a entrevista para a formação dos dossiês.  

O não comparecimento do candidato sorteado no período citado acima implicará em sua substituição automática pelo reserva da lista, independente de notificação. A listagem oficial dos candidatos sorteados – titulares e reservas – estará disponível no site da Prefeitura a partir do dia 31, sexta-feira.

Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais