Cidadeverde.com

Campanha de Justiça Restaurativa terá foco na pacificação de conflitos

Imprimir

Com foco na vítima e objetivo de promover a pacificação de conflitos, a difusão de práticas restaurativas e a diminuição da violência vai ser lançada a Campanha de Justiça Restaurativa, pelo Tribunal de Justiça do Piauí. Uma reunião nesta quinta-feira (30),com representantes da área de Comunicação dos parceiros (OAB, AMAPI, Defensoria Pública e SEJUS), definiu as orientações iniciais da campanha específica para as vítimas de crimes, tratou do lançamento da campanha pré-agendado para 11 de setembro deste ano.

 

O desembargador presidente do TJ-PI Raimundo Eufrásio Alves Filho ressalta que o PI é pioneiro na ação desde 2011, em mais esta iniciativa de pacificação social. 

O juiz titular da Vara das Execuções Penais da Comarca de Teresina, José Vidal de Freitas Filho, realiza há quatro anos no estado o trabalho voltado, inicialmente, para apenados. Segundo o juiz Vidal De Freitas o programa é “um plus, algo que vai além da sentença, sem prejudicar o cumprimento da mesma”.

De acordo com a diretoria do TJ-PI, desde 2009, o Piauí dispõe do Programa Justiça Restaurativa, funcionando junto à Vara de Execuções Penais de Teresina, através de servidoras voluntárias, devidamente treinadas. Contudo, o juiz Vidal de Freitas enfatiza a importância de ampliar a campanha pelo Estado.

“A Justiça Restaurativa é a oportunidade para a vítima expor seus sentimentos e percepção relativos ao dano sofrido, de fazer perguntas que compulsoriamente invadem seu cotidiano e de dizer do impacto que o trauma causou a si e aos seus. Com o auxílio de todos esses órgãos poderemos ampliar essa prática em todo o Estado”, frisa Vidal de Freitas.

Deverão compor a equipe de divulgação da campanha representantes do Tribunal de Justiça do Piauí; Corregedoria Geral de Justiça; Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi); Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI); Secretaria de Justiça do Piauí e Defensoria Pública Estadual.

Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais