Cidadeverde.com

Mundial: Brasil empata com Holanda e garante prata na maratona aquática

Imprimir

O Brasil conquistou mais uma medalha na maratona aquática no Mundial de Kazan. Após Ana Marcela Cunha faturar o bronze individual de 10 km na segunda-feira, a atleta se uniu a Allan do Carmo e Diogo Villarinho e conquistou a prata na disputa por equipes.

A Seleção completou os 5 km em 55min31s2, exatamente o mesmo tempo cravado pelos holandeses Marcel Schouten, Ferry Weertman e Sharon van Rouwendaal. Desse modo, as seleções compartilharam o pódio e os Estados Unidos herdaram o bronze, com 55min9s4.

A Alemanha de Rob Muffels, Christian Reichert e Isabelle Franziska completou o trajeto em 55min14s4 e ficou com o ouro. A equipe alemã já havia sido campeã da prova no Mundial de Barcelona 2013, ocasião em o próprio Allan do Carmo, ao lado de Poliana Okimoto e Samuel de Bona, terminou em terceiro, atrás da Grécia. Ana Marcela justificou a superação.

“Nós mudamos completamente a estratégia”, avaliou a atleta. “Primeiro eu e o Diogo não estávamos. Em Barcelona o Allan puxou o ritmo o tempo todo. Desta vez o Allan puxou na primeira volta toda, o Diogo a metade da segunda e depois o Allan finalizou. Nós observamos muito o time alemão e aprendemos muito com eles em 2013.”

O lugar no pódio foi importante para Diogo superar a vaga olímpica perdida no início da semana. O goiano completou a maratona dos 10 km masculina em 21º lugar e perdeu a chance de assegurar participação nas Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016, dada para os dez primeiros colocados.

“Há poucos dias eu perdi a vaga olímpica, então essa medalha me deu ânimo novo. Estamos muito felizes”, celebrou Villarinho. Allan, único integrante do time que conquistou o bronze em Barcelona, festejou o desempenho verde-amarelo no rio Kazanka e projetou os próximos desafios em Kazan.

“A prova foi boa, estávamos muito motivados e tentando puxar a Ana Marcela, cada vez mais forte e ela acompanhando. Sentíamos que podíamos conseguir mais uma medalha. Esse resultado é fruto de muito esforço. Cada atleta fazendo seu trabalho, toda a estrutura que temos, com nossas equipe multidisciplinares e o acompanhamento, vem gerando grandes resultados. Esse ano o foco era classificar para as Olimpíadas e de quatro possibilidades conseguimos três, o que foi muito bom para o Brasil”, acrescentou o nadador, nono colocado e com vaga no Rio 2016 já garantida.

“Ainda temos os 25 km, com Ana Marcela que já foi campeã da prova e eu o Diogo muito motivados. Acho que vocês podem esperar boas coisas ainda”, completou.

Os maratonistas aquáticos voltam a cair na água no dia 1º de agosto, com a prova de 25km. Além do trio que subiu no pódio nesta quinta, Betina Lorscheitter também integra a equipe brasileira.


Fonte: Fox Sports

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais