Cidadeverde.com

Eleitor deve consultar TRE para saber se deve fazer recadastramento

Imprimir

Os eleitores do Piauí devem procurar a Justiça Eleitoral para saber se o seu município foi incluído nas novas etapas do recadastramento biométrico. A 1ª etapa começou no dia 4 de maio e vai até 30 de outubro englobando 18 municípios de cinco zonas eleitorais. 

A segunda etapa do recadastramento começou no dia 1º de julho e deve se estender até o dia 17 de dezembro. Trinta e um municípios de 11 zonas eleitorais vão participar. A terceira e última etapa vai de novembro a março de 2016.

"O eleitor deve consultar o TRE para saber se seu municipio faz parte do recadastramento. Se deixar para a última hora, as filas são enormes e o sistema vai sobrecarregar", disse Anderson Lima, da secretaria de tecnologia de informática do tribunal.

O recadastramento biométrico é obrigatório. Caso o eleitor não o faça terá seu título cancelado, o que implicará em uma série de impedimentos. Dentre os principais podem ser elencados: obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários, obter empréstimos em bancos oficiais.

O cancelamento do título eleitoral acarretará também em dificuldades para nomeação e investidura em cargos públicos, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, bem como obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Veja quais cidades participam da primeira e segunda etapa

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais