Cidadeverde.com

Firmino visita canteiros na Tabuleta e fala sobre investimentos em hortas

Imprimir

O prefeito Firmino Filho visitou na manhã deste sábado (1º) a horta comunitária do bairro Tabuleta, localizada na zona Sul da cidade. A horta foi construída pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e é mantida com ajuda da Prefeitura, através da Superintendência de Desenvolvimento Rural do município (SDR).

 

 

De acordo com Airton Feitosa, gerente da Chesf, a horta ocupa uma área de 5,5 hectares, onde 60 horticultores cultivam legumes e hortaliças. “Não podíamos construir nada nesse espaço, por ele ser muito próximo das linhas de transmissão, então resolvemos criar essa horta, para que pudéssemos nos aproximar da comunidade e, principalmente, oferecer um local onde os moradores do entorno pudessem ter oportunidade de aumentar sua renda”, disse.

Firmino Filho falou do processo de revitalização das hortas comunitárias e campos agrícolas da cidade. “Ao todo temos 45 hortas e 12 campos agrícolas em Teresina e, entre convênios e recursos próprios, estamos investindo aproximadamente R$ 4 milhões em recuperação de cercas, distribuição de insumos e ferramentas de trabalho, instalação de sistemas de irrigação e cursos de qualificação, tudo isso para melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores, que tiram seu sustento e da sua família dessas áreas de produção”, disse.

Dona Maria de Jesus, 56 anos, cultiva alface e cebolinha na horta, onde trabalha há mais de cinco anos. “Daqui tiro meu sustento e dos meus quatro filhos. Estamos muito satisfeitos com todos os benefícios que estamos recebendo da Prefeitura. Já fiz alguns cursos de qualificação no ano passado e esse ano quero fazer outros, principalmente na área de agroecologia. Também recebi novos materiais de trabalho, o que me foi muito útil, já que os meus estavam muito desgastados pelos anos de uso”, disse.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais