Cidadeverde.com

HGV realiza mutirão de cirurgias para reduzir fila de espera

Imprimir

Quinze crianças e quatro adultos que sofriam com graves problemas de adenóide e amigdalite foram operados na manhã deste sábado (1º), no Hospital Getúlio Vargas (HGV). O objetivo é reduzir a fila de espera do Ambulatório Integrado, urgência e hospitais do interior. A iniciativa é da Secretaria Estadual da Saúde que vem otimizando o número de cirurgias realizadas em Teresina como em todo o estado. A ação faz parte da programação cirúrgica aos sábados.

A diretora do HGV, Clara Leal, explica que este é o terceiro sábado que o Centro Cirúrgico do HGV começou a funcionar regularmente. “Somente em três sábados, já conseguimos tirar da fila de espera 54 pessoas, isso significa muito”, observa Clara Leal.

Segundo o cirurgião e coordenador da Clínica de Otorrinolaringologia do HGV, Bernardo Cunha, a maioria apresentava dificuldades para respirar, principalmente durante o sono, e era obrigado a tomar medicamentos constantemente. “A cirurgia é o único tratamento para esses casos mais graves”, explica o médico.

O HGV continua com a programação aos sábados e no dia 8 de agosto, serão contemplados os pacientes da cirurgia geral. A meta é realizar vinte cirurgias de hérnia. Todos pacientes que aguardam há meses na fila de espera. 

Nos sábados anteriores foram realizadas cirurgias em 20 crianças que sofriam de adenóide e amigdalite, além de 15 pacientes ortopédicos.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais