Cidadeverde.com

Amamentação: nutricionista explica a importância do aleitamento materno

Imprimir

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é um veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto.

O aleitamento materno é muito importante para os bebês porque nutricionalmente é completo. Não existe nenhum leite artificial que seja igual ao leite materno, nem que o substitua. O leite materno possui todas as proteínas, minerais e vitaminas que a criança precisa para ter um crescimento adequado.

Segundo a nutricionista Eliana Aguiar, o leite materno deve ser alimento exclusivo para crianças de 0 à 6 meses de idade. “O aleitamento materno tem livre demanda, a criança pode mamar na hora que ela quiser, na hora que ela chorar e não tem quantidade. Aí a partir dos 6 meses necessariamente tem que haver a alimentação complementar, porque ele sozinho já não é mais o suficiente para a criança”, explica a nutricionista.

O Ministério da Saúde recomenda que a amamentação deva ir até os dois anos de idade. A criança que mama até essa idade é imunologicamente saudável, pois o leite materno contém imunoglobulinas que são fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Além de ser completo nutricionalmente, uma das vantagens do aleitamento materno é a aproximação da mãe e do filho. O ato de amamentar aumenta o vínculo com da mãe com o bebê.

A nutricionista afirma que as mães que amamentam têm que ter uma alimentação saudável. “Geralmente a gente recomenda que a mãe não tome refrigerantes, nem bebidas alcoólicas. Que não coma nada com achocolatados, frituras e alimentos ácidos. Porque passa no leite e a criança geralmente tem cólicas, diarreias e desconfortos. Os bebês são tão inteligentes que muitas vezes rejeitam o peito da mãe porque percebem que na hora que mamam sentem alguma coisa. Muitas crianças largam o peito muito cedo por conta disso”, alerta Eliana Aguiar.

É importante também que as mães não deixem os seios encherem demais, para evitar a mastite que é a inflamação dos seios por conta do volume. Se a criança não der conta de esvaziar os dois seios é recomendado que as mamães retirem o leite e coloquem em vidros esterilizados. A maternidade Evangelina Rosa recebe esse leite para que ele seja pasteurizado e doado para crianças internadas.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais