Cidadeverde.com

Canal São Joaquim recebe grafite de vinte artistas de Teresina

Imprimir
  • DSC04696.JPG Divulgação PMT
  • DSC04689.JPG Divulgação PMT
  • DSC04698.JPG Divulgação PMT
  • DSC04684_-_Copia.JPG Divulgação PMT

O Canal São Joaquim, que faz parte do projeto do programa Lagoas do Norte, foi grafitado por 20 artistas selecionados pela Prefeitura de Teresina, no último sábado (1º).

“Eu nunca pensei em ter a minha casa tão valorizada como tenho hoje. Primeiro foi a obra do Canal, que melhorou muito a vida da gente, dando mais segurança e criando um espaço de convivência para a comunidade. Agora, a pintura artística nos muros. É bonito demais ver isso!”, comemorou Mãe Lurdinha, dirigente da Tenda Nossa Senhora da Conceição, localizada no entorno do Canal São Joaquim.

A iniciativa visa promover o trabalho dos artistas de rua da cidade e deixar ainda mais bonita a paisagem da região beneficiada pelo Programa Lagoas do Norte. Os artistas foram selecionados mediante análise de projeto visando à valorização da cultura local, a cultura afro-brasileira; a preservação da paz e segurança; a preservação do meio ambiente e a inserção social.

“O grafite dá uma nova dimensão aos muros, que passam a ser uma galeria de arte a céu aberto. Mais que isso, introduzir as artes plásticas nas comunidades contribui para a elevação da autoestima da população e para a preservação do patrimônio público. Percebemos a satisfação dos moradores, que reconhecem a cultura local nas pinturas e aguçam seu olhar para a arte”, comentou Washington Bonfim, secretário municipal de Planejamento e Coordenação.

Requalificação ambiental

Para o coordenador do Programa Lagoas do Norte, Erick Amorim, o grafite contribui também para a requalificação ambiental de todo o entorno do Canal São Joaquim: “Essa área recebeu diversas intervenções, como o alargamento, a iluminação e a urbanização do Canal. O espaço virou local de lazer e entretenimento para a comunidade, que o utiliza para a prática de dança, capoeira e outros esportes e também para as atividades comunitárias, como reuniões e festas. Com o grafite, o Canal São Joaquim virou também ponto de visitação. As pessoas admiram a beleza do local e se encantam com as telas nos muros. A comunidade se sente mais valorizada e feliz e ajuda o poder público a cuidar do Canal”, destacou.

Ao acompanhar a realização das pinturas, o secretário municipal da Juventude, Júlio César Filho, manifestou a intenção de disponibilizar mais espaços, em toda a cidade, para a arte urbana.

“A Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv) já realizou pinturas artísticas em diversos pontos da cidade e o que percebemos é que o teresinense aprecia cada vez mais o colorido dos muros. Pretendemos levar esse trabalho de inserção da arte no cotidiano para outros pontos da cidade, porque a arte, além de embelezar e suavizar o cotidiano, desperta o melhor em nossa autoestima e é um importante fatos de ressocialização e de liberdade”, frisou Júlio César Filho.

De acordo com o artista plástico Edmo Campos, a pintura artística nos muros do Canal São Joaquim aproxima as pessoas do universo da criatividade: “A arte e a criatividade são muito importantes para a formação do ser humano. O grafite é, em muitos casos, o primeiro contato das pessoas com esse universo, com a arte, por isso a sua relevância. Escolhi pintar o Cabeça-de-Cuia, por ser uma lenda característica de Teresina, nascida nas comunidades ribeirinhas. Acho fundamental o Programa Lagoas do Norte ter proposto temas que respeitem e valorizem a cultura local, não apenas para a comunidade, que se vê retratada na arte, mas também para nós, artistas, que mergulhamos na história e na identidade da nossa capital”, observou.

Além de selecionar os artistas e disponibilizar o material para a realização das pinturas, o Programa Lagoas do Norte realizou, dias 30 e 31, oficina de grafite para 20 adolescentes moradores dos bairros beneficiados pelo Programa e destinou muros para que eles realizassem seu primeiro trabalho artístico.

“A oficina foi ministrada pelo Panzer, um artista reconhecido em Teresina, e despertou nos adolescentes a veia artística. Eles realizaram seu primeiro grafite em muros do Canal São Joaquim e certamente se aperfeiçoarão nessa arte, ajudando a tornar Teresina ainda mais bonita”, finalizou Erick Amorim.  

A grafitagem do entorno do Canal São Joaquim é uma realização da Prefeitura de Teresina, por meio das secretarias municipais de Planejamento e Coordenação (Semplan), através do Programa Lagoas do Norte, e da Juventude (Semjuv).

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais