Cidadeverde.com

Teresina terá site para facilitar licença de construção de imóveis

Imprimir

O mundo digital, entre tantos benefícios, tem tornando a relação entre a comunidade e o setor público mais fácil. A exemplo disso, o projeto "Construa Fácil" é o mais novo sistema eletrônico em fase de teste que visa desburocratizar o processo de licença pra construção de imóveis na Prefeitura de Teresina. Assim, a presença do solicitante ao balcão de atendimento dos órgãos é reduzida, bem como a documentação impressa e o tempo para liberação do alvará.

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste), foi a escolhida para a fase de teste do novo sistema. Segundo André Galvão, gerente de urbanismo da SDU, o projeto deve simplificar, uniformizar e agilizar os procedimentos para a concessão das Licenças para realização de obras de construção civil pela internet.

“O novo sistema vai seguir o tramite normal do processo, porém com uma diferença de que agora o cidadão poderá enviar os documentos de um processo para construção de um imóvel, por exemplo, do conforto da sua casa e a qualquer hora do dia”, explicou gerente de urbanismo.

De acordo com André Galvão, é importante as pessoas tomarem conhecimento sobre essa ferramenta, uma vez que os benefícios que ela proporciona são construtivos para a comunidade diretamente.

“Todo mundo que vem até a SDU Leste dar entrada em projetos, eu estou apresentando o novo sistema e convidando-as para entrar e testar o site”, contou.

Com iniciativa da Secretaria Municipal de Finanças (SEMF), o Construa Fácil permite a solicitação e a concessão das licenças, tais como: Consulta Prévia de Construção e Licença Ambiental Prévia; Alvará de Construção e Licença Ambiental de Instalação; Licença Especial, Licença de Demolição e Certidão de Demolição; e o Auto de Regularização de Construção.

Todo cidadão pode se cadastrar por meio do site: http://issdigitalthe.com.br/construafacil/. Nele, encontram-se informações sobre manuais de ajuda; orientações sobre a competência dos órgãos; perguntas e respostas frequentes, entre outras. Ainda, segundo informações do projeto, não há custo algum para acessar o sistema.

 

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais