Cidadeverde.com

Prefeitura lança campanha contra abandono de animais em Teresina

Imprimir

Com o tema “Abandono ou Adoção – Você escolhe de que lado está”, a Prefeitura de Teresina lançou na manhã desta terça-feira (4), a campanha que busca a conscientização da população teresinense para adoção responsável de cães e gatos. A ação, que integra as comemorações do aniversário de 163 anos da cidade, vai abranger escolas e bairros. De acordo com dados da Zoonoses, somente este ano, 1.500 animais foram recolhidos das ruas de Teresina.


 
O prefeito Firmino Filho lembrou que nos últimos anos o movimento em defesa aos direitos do animais tem crescido e que a campanha, em parceria com entidades e organizações não-governamentais, busca educar as pessoas para uma ação que vai além da adoção de animais. “A meta também é combater os maus tratos. A campanha tem como foco a educação ambiental e assegurar os direitos dos animais, de forma bem fundamentada e trabalhada em todos os âmbitos na sociedade teresinense”, afirmou.
 
Para o secretário de Meio Ambiente, Aluísio Sampaio o momento é de unir forças em prol de um problema social que está relacionado ao abandono dos animais. “É uma questão de saúde pública também, já que muitos animais abandonados acabam transmitindo doenças. Os animais não são brinquedos que podem ser facilmente descartados. A campanha é muito mais que uma política de saúde pública, mas um incentivo ao ato de amor de adotar de forma responsável os animais”, frisou.
 
Na primeira etapa da campanha, serão realizadas palestras com distribuição de material educativo (folder, cartazes e adesivos) em escolas na rede municipal de ensino e da rede privada de Teresina. Em um segundo momento, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) estará nos bairros da capital distribuindo material da campanha e orientando a população a não abandonar os animais.
 
A presidente da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), Roseli Klein, reforçou a importância da iniciativa em conjunto com a Prefeitura para que outras parcerias sejam possíveis como a construção de um Centro de Castração de animais. “Temos que buscar o controle populacional dos pets e a redução do abandono, o mais comum dos tipos de maus-tratos registrados, que é um crime previsto por Lei”, comentou.
 
O prefeito Firmino Filho lembrou que está em andamento as obras de reforma do Centro de Zoonoses, além da construção de uma nova sede, com recursos já assegurados de emenda parlamentar.  De acordo com o prefeito, outro desafio para a gestão municipal é ampliar as possibilidade de castração dos animais. Ele informou que já existe um diálogo avançado com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) para assinatura de um convênio para a castração de animais no Hospital Universitário.
 
“Estas ações fazem parte de uma série de medidas que a Prefeitura de Teresina tem tomado para melhorar a convivência ética com os animais”, completou Firmino Filho. Abandonar animal doméstico é crime, com pena de detenção e multa, segundo a Lei Federal 9.605/98.


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais