Cidadeverde.com

Tem cabelos quebradiços? Veja como recuperar os fios das agressões do sol e do vento

Imprimir

Diariamente os cabelos são expostos a diversos tipos de agressões, sejam elas físicas - como a poluição, sol muito forte ou ventos úmidos - ou por uso de processos químicos e colorações. Alguns cabelos menos resistentes tendem ficar enfraquecidos e consequentemente tornam-se quebradiços, mas vale lembrar que a maioria dos produtos químicos e o excesso de calor também podem levar à quebra. Uma prática muito comum das mulheres que também pode agravar a quebra dos fios é prender os cabelos e soltá-los de modo incorreto. Os tratamentos para esses casos devem ser medidos de acordo com a intensidade do dano. Alguns podem ser facilmente resolvidos com máscaras capilares à base de queratina ou tratamentos mais profundos feitos no salões.

 

 

Como saber se o cabelo está quebradiço?

Muitas mulheres sabem que estão com os cabelos danificados, mas possuem dificuldade para identificar qual é exatamente o problema e buscar o tratamento específico. Segundo o cabeleireiro Anderson Milfont, visualmente é possível perceber o estado do cabelo seco e sem brilho: "o cabelo quebradiço ao ser molhado fica elástico", explicou. A melhor forma de avaliar se o cabelo está prejudicado é esticar um fio e analisar se há elasticidade. Se quebrar facilmente, é porque o cabelo não está saudável.

 

APRENDA A EVITAR A QUEBRA DOS CABELOS
Para evitar o efeito quebradiço, profissionais recomendam usar máscaras de tratamento à base de cremes e queratina, que ajudam a restaurar a camada externa dos fios e ainda protegem das agressões externas. Existem também os shampoos antiquebra, que fortalecem o cabelo danificado por processos químicos e evitam que ele se rompa ao meio.

 

TRATAMENTOS PARA A RECUPERAÇÃO DOS CABELOS QUEBRADOS
De acordo com Anderson, a recuperação dependerá do estado em que o cabelo se encontra: "se nao for por um processo químico, como uma escova progressiva de tratamento (não de alisamento), pode ser com hidratação constante", ensina. Em casos de danos muito agressivos, a saída pode ser procurar por tratamentos realizados em salões, como cauterização ou botox capilar. A cauterização capilar, também chamada de plástica dos fios, é uma opção para recuperar cabelos extremamente quebrados. Ela repõe a queratina, vitaminas e proteínas perdidas, agindo de forma mais eficaz e profunda que a hidratação. Na prática, funciona como um cimento que tapa os buracos do fio, mas antes de optar por esse tratamento, é preciso verificar a real necessidade do cabelo, caso contrário, pode haver uma saturação de queratina e os fios ficarão endurecidos.

Outra alternativa conhecida nos salões é o botox capilar. A técnica de recuperação age diretamente na estrutura dos fios. Sela a cutícula e repõe a massa perdida dos fios por agentes externos como sol e poluição. Com esse preenchimento, a raiz e as pontas ficam com a mesma espessura, eliminando pontas duplas, arrepiados e o volume do cabelo.


Fonte: Beleza Extraordinária

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais