Cidadeverde.com

Jornal Cidade Verde: A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Imprimir

O Jornal Cidade Verde destacou na edição de quarta(5) o trabalho de prevenção ao câncer de mama, que será desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Piauí, através das carretas do Programa Amigos do Peito, lançado essa semana. Milhares de mulheres, que não tinham acesso a consultas e exames nessa área, serão beneficiadas.

As carretas estão equipadas com salas para consulta e aparelhos para exames de ultrassonografia mamária e mamografia. Elas percorrerão o interior do Piauí para atender mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

Segundo a gerente de atenção à saúde da SESAPI, a prioridade são regiões onde não há cobertura do SUS."Existem territórios em que existem vazios assistenciais, onde a rede do SUS não tem a cobertura da realização da mamografia. A grande prioridade da secretaria é ir inicialmente nesses territórios", disse.

Dados da SESAPI apontam que ano passado, 152 mulheres morreram vítimas de câncer de mama e que  em 2015 devem surgir 560 novos casos. Especialistas recomendam que a partir dos 40 anos as mulheres busquem atendimento médico para realização do exame da mama e com menos idade caso tenha histórico familiar da doença.

A enfermidadde descoberta no início tem mais de 90 por cento de chance de cura. E isso foi o que aconteceu com a costureira Maria do Socorro Sousa, diagnosticada com câncer de mama aos 44 anos. Ela retirou uma mama e fez sessões de quimioterapia por seis meses. Hoje está curada.

Veja a reportagem completa!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais