Cidadeverde.com

Com 30 boxes, Mercado do Produtor movimentará economia no Vale do Gavião

Imprimir

A obra do Mercado do Produtor, localizado no Vale do Gavião, zona Leste da cidade, está em fase de acabamentos. O espaço terá 30 boxes, área administrativa e lanchonetes e irá movimentar o comércio da região, além de gerar emprego e renda para a população do entorno.


 
Com área ampla e ventilada, distribuída em 538 metros quadrados, o Mercado do Produtor funcionará como os demais mercados de Teresina, com a concessão de permissões à pessoas da comunidade que deverão gerir os boxes. A partir dessa gestão os pequenos empreendedores poderão vender sua produção aos moradores do bairro.
 
Segundo Márcio Sampaio, superintendente executivo da SDU Leste, a obra visa suprir as carências da região do Vale do Gavião.

“O Mercado do Produtor é uma obra feita em convênio com a Caixa Econômica Federal e contrapartida da Prefeitura, que busca atender a região do Vale do Gavião e do Sigefredo Pacheco, onde existe carência de comércios de frigoríficos e confecções. Serão onze bancas, 16 boxes para a comercialização de carnes, peixes e frangos e também para a comercialização de artesanato e confecções”, explicou.
 
Na construção do Mercado foram investidos R$ 419 mil reais. Após a finalização das obras, o mercado não só movimentará a economia da região, como também facilitará a vida dos moradores, que antes tinham que caminhar muito para comprar mantimentos. “Os supermercados da região são distantes e não há outros mercados públicos nas proximidades”, pontuou Márcio.
 
Maria Alves, 35 anos, moradora do Residencial Wilson Martins, espera com ansiedade o Mercado e aposta na comodidade que ele vai proporcionar aos moradores da região. “Não ter que se deslocar para outros bairros será muito bom. A comunidade estava precisando de um espaço assim, principalmente por conta dos empregos que esse mercado vai gerar”, disse.
 
De acordo com o presidente da Associação de Moradores do bairro Vale do Gavião, Mariano Júnior, com a entrega da obra a comunidade soma mais uma conquista. “O permissionário que conseguir um boxe vai poder aumentar sua renda familiar”, disse.
 
Ocupação
 
No final do mês de julho a escolha dos ocupantes do Mercado do Produtor foi pauta de reunião realizada pela SDU Leste. A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Economia Solidária (SEMEST) e da Associação de Moradores do Vale do Gavião.
 
Entre os critérios pré-estabelecidos na reunião, foram destacadas: ser mutuário e morador residindo pelo menos há um ano na localidade; não poder ser comerciante (no âmbito público e particular); não ter vínculo empregatício; não será permitido compartilhar e nem terceirizar os serviços dentro dos boxes; será determinado ocupação por sorteio de família inscrita; e a destinação de três boxes para deficientes físicos ou sensorial através de sorteio em separado.
 
Foi estabelecido que nos dias 21 e 22 de agosto serão iniciadas as inscrições para ocupação do Mercado do Produtor, na Praça do Vale do Gavião, das 8h às 17h. Caso os moradores não consigam efetuar a inscrição nessa data, o processo será estendido para os dias 24 e 25 deste mês, no Setor de Compras da SDU Leste, localizada na Avenida João XXIII, São Cristóvão, 2715, zona Leste da Cidade, das 7h30 à 13h.
 
Com inscrição efetuada, o sorteio para ocupação do Mercado do Produtor acontecerá no dia 29 de agosto, com inauguração prevista para o mês de outubro, uma vez que os sorteados ainda receberão curso de capacitação pela Fundação Wall Ferraz. As aulas ofertadas no treinamento serão de cuidado com acomodação dos alimentos, descarte correto do lixo e atendimento ao cliente. 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais