Cidadeverde.com

FMS estuda implantação de equipes de saúde para UBS Santa Isabel

Imprimir

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luciano Nunes, discutiu hoje (10) com o diretor da Regional Leste/Sudeste, Ribamar Santos, e apoiadores de saúde da regional, sobre a implantação de Equipes de Saúde da Família (ESF) que irão atender as demandas da Unidade Básica de Saúde da Santa Isabel, obra em construção e que tem previsão de inauguração para setembro.

O atendimento da Unidade abrangerá as comunidades dos bairros Santa Isabel, Morada do Sol e parte do bairro Campestre e São Cristóvão. A intenção é organizar as equipes para melhorar a qualidade da assistência na atenção básica de saúde das comunidades.

“Estamos analisando a situação do atendimento na região da Santa Isabel para distribuir melhor as equipes para a UBS da Santa Isabel, de forma que possamos atender as comunidades diariamente, de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, contando com profissionais da Estratégia Saúde da Família qualificados para a assistência e nos moldes do Ministério da Saúde”, explicou Luciano Nunes.

A UBS Santa Isabel encontra-se com 80% dos serviços já executados, pois já foram concluídos os serviços de alvenaria, cobertura, instalações hidráulicas e elétricas e forro.  Em execução estão os serviços de revestimentos, pinturas e construção da rampa de acessibilidade para acesso à UBS.  A previsão de conclusão da obra é para agosto e previsão de inauguração em setembro.  Está sendo investido na obra o valor de R$ 533.333,33.

A porta de entrada dos serviços de saúde são as Unidades Básicas, que oferecem a atenção primária à população tendo como referência o Programa Saúde da Família. Cada Equipe de Saúde da Família é composta por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. 

As Unidades Básicas de Saúde contam ainda com suporte dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), formados por outros profissionais, como fisioterapeutas, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais