Cidadeverde.com

PM reforça policiamento nas divisas do Piauí com outros estados

Imprimir

O comandante geral da PM-PI, coronel Carlos Augusto Gomes de Souza, revelou que o soldado Elias Júnior- que está sendo investigado por planejar ações de violência em Castelo do Piauí, já respondia a processo na Corregedoria da Polícia Militar por envolvimento com a política local. O militar está sendo investigado por incitação à violência e uso de uma rádio comunitária, onde apresentava o programa Tribuna do Povo, um dos mais ouvidos na região. 

“Deve ficar claro que o PM não servia mais em Castelo do Piauí quando ocorreu o crime. Ele tinha uma rádio comunitária na cidade e se envolveu politicamente e por isso havia sido afastado de Castelo para Campo Maior e já responde a processo na Corregedoria, exatamente, por esse envolvimento político na cidade”, disse. 

O militar foi citado no processo sobre o estupro coletivo em Castelo do Piauí, no mês de maio, e seria responsável por planejar ações de violência na cidade. Em entrevista ao Notícia da Manhã, desta quarta-feira (12), o comandante disse ainda que o soldado fará expediente no Quartel do Comando Geral (QCG) enquanto durarem as investigações. 

“O que temos de concreto é um documento que recebemos da Defensoria e que nos preocupou e então determinamos seu afastamento, imediato, não só da cidade de Castelo como da região. Ele ficará fazendo expediente no QCG, de segunda à sexta, até o fim das investigações. No documento que eu recebi não há nada que ligue ele com as garotas vítimas. Em Castelo tem juiz e promotor e não recebemos nenhuma denúncia. Vamos averiguar as denúncias porque é obrigação nossa. Não podemos ter um agente público causando pânico na população. Não permitimos e nem admitimos desvios de conduta dentro da corporação”, explica o comandante. 

O militar está sendo investigado por incitação à violência e uso de uma rádio comunitária para causar pânico na população. A apuração foi um pedido dos defensores públicos que acompanham os três menores infratores condenados pela barbárie contra as quatro adolescentes. No documento enviado pela Defensoria, resumidamente, consta que Elias Júnior teria chamado os adolescentes e oferecido a quantia de R$ 2 mil para que eles causassem o terror na cidade, provocando um clima de intranquilidade. 

No depoimento (dos adolescentes), consta que o soldado teria feito a proposta aos menores por causa de sua transferência de Castelo para Campo Maior. E ele, inconformado, queria que todos sentissem falta dele na cidade. 

Ontem (11), o soldado Elias Júnior prestou depoimento no QCG e alegou ser inocente. 

“Nos documentos enviados pela Defensoria Pública como os áudios, não é possível identificar a voz do meu cliente e os depoimentos não são claros com relação a participação dele no caso. A defesa vai solicitar o ofício enviado pela Defensoria Pública, para analisar em detalhes e pedir o fechamento do inquérito policial porque ele representa uma prova ilícita de incriminação do soldado. Se for o caso, de ele chegar a ser preso, vamos solicitar o habeas corpus”, destacou o advogado Anderson Cléber Sousa, que atua na defesa do PM. 

Intensificando policiamento nas divisas 

A Polícia Militar do Piauí está intensificando operações na divisa do estado com a Bahia, Ceará, Pernambuco e Ceará. Em entrevista ao Notícia da Manhã, desta quarta-feira (12),o comandante geral da PM-PI, coronel Carlos Augusto Gomes de Souza, revelou que uma mas preocupações é reforçar o efetivo em cidades do interior e proporcionar melhores condições de trabalho para os policiais.

“Temos deficiência de efetivo nas cidades do interior e agora estamos trabalhando de forma integrada. Mais de 60 municípios ganharam novas viaturas e os 400 policiais que estão em formação também serão direcionados para o interior, para reforçar a divisa”, disse o comandante.

No Piauí, tem sido comum a entrada de drogas e de criminosos especializados em estouro de caixas eletrônicos e assaltos a agências bancárias.

O coronel ressalta que o trabalho ostensivo da PM tem refletido, diretamente, na redução dos números relacionados à criminalidade. “Se compararmos os dados de violência de janeiro até agora, observamos que houve uma redução significativa. Em Teresina, no início do ano, foram registrados 300 roubos de carros e motos e agora esse número é pouco mais de 100, sendo que muito dos veículos fora recuperados”, disse Carlos Augusto. 

 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais