Cidadeverde.com

Conselho não reconhece Bela Gil como nutricionista

Imprimir

A apresentadora Bela Gil está no meio de outra polêmica menos de um mês após ser criticada por indicar cúrcuma como alternativa à pasta de dente. Depois dos odontologistas, é a vez dos nutricionistas questionarem a apresentadora. Tudo começou com uma reportagem publicada no domingo em um jornal que circula no Rio Grande do Sul, que intitulou Bela como “nutricionista”, mesmo ela não tendo o registro no Brasil.

Na tarde desta segunda-feira, o Conselho Regional de Nutricionistas do Rio Grande do Sul publicou, em sua página no Facebook, um comunicado informando que não reconhece a apresentadora Bela Gil como nutricionista. A publicação ultrapassou a marca de 1,5 mil compartilhamentos após um dia no ar.

— Aqui no Rio Grande do Sul, no domingo, saiu uma reportagem falando sobre ela, onde dizia “Bela Gil, 27 anos, nutricionista”. Para ter o título de nutricionista é preciso ter feito a faculdade de nutrição em instituições reconhecidas pelo MEC, conforme a legislação brasileira. Ao concluir a faculdade, você tem um bacharel em Nutrição. Para exercer a profissão, o bacharel deve fazer um registro no conselho regional da região e isso é válido para toda e qualquer profissão no Brasil. Ninguém pode intitular nutricionista, médico ou odontólogo, por exemplo, se não tiver essas duas condições. Ela, pelo que nos foi informado, até fez uma faculdade fora do país. Em Nova York, ela tem o diploma de nutricionista e eles têm as regras deles lá — explicou a presidente do CRN-2, Luciana Meneghetti.

Para o conselho, sem o registro nacional, Bela não poderia indicar alimentos que ajudam na prevenção ou controle de doenças em seus programas, por ser uma função exclusiva dos nutricionistas:

— O trabalho que a Bela Gil executa no programa, dando receitas e novas maneiras de preparo de alimentos, é totalmente compatível com a atividade dela. O que ela não pode fazer é dizer que tem uma profissão que ela não tem e não pode indicar alimentos “bons” ou “ruins” para uma doença, por exemplo, porque esse é um função no nutricionista. É como uma receita médica: eu, como nutricionista, não posso receitar um remédio para, por exemplo, colesterol. Mas eu posso dizer existem certos alimentos que ajudam no controle ou redução do colesterol — diz Luciana.

A apresentadora do “Bela Cozinha”, transmitido pelo canal por assinatura GNT, é formada em nutrição pela universidade americana Hunter College, localizada em Nova York, nos Estados Unidos. Segundo a assessoria da apresentadora, Bela já deu entrada na documentação necessária para a validação do diploma no Brasil e o processo ainda está em andamento.

De acordo com o texto de apresentação de seu site pessoal, Bela Gil é formada em Culinária Natural pelo Natural Gourmet Institute e em Nutrição e Ciência dos Alimentos pela Hunter College. A página também informa que, nos Estados Unidos, a apresentadora trabalhou como personal chef e nutricionista, além de estagiar em dois renomados restaurantes veganos de Nova York.

Fonte: Extra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais