Cidadeverde.com

Demonstração de artes marciais integra programação do aniversário de Teresina

Imprimir


Os 120 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão foram celebrados durante a demonstração de artes marciais organizada pelo Centro Piauiense de Cultura Japonesa e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O evento integrou a programação do aniversário de 163 anos da capital.

Reunidos no ginásio do Sesc Ilhotas, atletas de diversas categorias de artes marciais fizeram uma demonstração para o prefeito Firmino Filho e para o cônsul japonês em Belém (PA), Massariko Kobayashi.

O cônsul contou ao prefeito que visitou alguns pontos turísticos de Teresina e provou pratos típicos da nossa culinária. "Fui ao Encontro dos Rios e comemos carneiro e pirão. Experimentei também panelada", contou tentando falar em português. Firmino Filho comentou que o local será completamente reformado na segunda parte do projeto Lagoas do Norte, que deverá ter início no final do ano.

O coordenador do Centro Piauiense de Cultura Japonesa, Seijy Nakayama, deu as boas vindas aos atletas e ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura para a realização do evento.

Já o cônsul Massariko Kobayashi explicou as boas relações diplomáticas entre Brasil e Japão. "Estamos comemorando 120 anos de boas relações com o Brasil. Desde o primeiro tratado entre os dois países, que foi assinado em Paris, temos realizado muitos intentos. Espero que todos os atletas possam demonstrar o que aprendem no dia a dia. O intercâmbio cultural é muito importante para que possamos nos conhecer melhor e aumentar a nossa confiança mútua", disse.

Firmino Filho relatou que praticou karatê quando criança e afirmou que é forte a relação entre os dois países. "Estamos celebrando a amizade de Teresina com o Japão. Temos, através da colônia japonesa em Teresina, uma relação muito forte com a cultura do Japão. Essa amizade é, de certa forma, um resgate do sonho do [Conselheiro] Saraiva, de expandir Teresina culturalmente, de torná-la um ponto de atração de cultura e comércio. E essa amizade se deve muito também ao esforço e à dedicação do professor Seiji Nakayama", finalizou.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais