Cidadeverde.com

Regina Sousa cobra ações do governo estadual para combater racismo

Imprimir

“O racismo é mais que uma atitude, é um sentimento que está enraizado na pessoa e que precisa ser tratado,” comentou a senadora Regina Sousa durante solenidade de posse dos 12 membros do Conselho Estadual da Pessoa Negra, realizada no Palácio de Karnak. E pediu a eles e ao governador Wellington Dias ações para combater esse grande problema.

A senadora contou que dados divulgados durante audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais mostram que a maioria das mortes no parto é de negras e índias. E 92% das mortes no parto e no nascimento poderiam ter sido evitadas. Os dados mostram quem além das causas econômicas, há um preconceito social e institucional. “Quando as negras chegam à maternidade para ter o seu bebê, já começa o mau atendimento na recepção, diferentemente da mulher branca.”

Regina Sousa lembrou que o preconceito e o racismo estão no dia a dia e citou exemplos, como ao assumir o Senado uma pessoa lhe disse que conhecia alguém que poderia dar um jeito no seu cabelo. “ E respondi dizendo que o meu cabelo é pixaim e vai continuar pixaim.”

O governador Wellington Dias informou que o papel do Conselho é trabalhar um plano de ações para 2015/2016, unindo esforços junto com a Coordenadoria Estadual da Pessoa Negra, para desenvolver uma política humanizada em todos os órgãos. E se comprometeu a participar da primeira reunião dos membros. O Conselho é vinculado à Secretaria Estadual de Justiça e composto por representantes de órgãos e entidades da sociedade civil que tem como objetivo fortalecer a organização de entidades de movimentos negros.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais