Cidadeverde.com

Reunião de secretários do Nordeste discute combate à pobreza Rural

Imprimir

O secretário de Desenvolvimento Rural, em exercício, Adalberto Pereira, participa na quinta-feira (20), no Palácio dos Leões, em São Luís, da III Reunião de Trabalho do Fórum dos Secretários de Estado  ligados à Agricultura Familiar do Nordeste. As primeiras reuniões foram em Fortaleza e João Pessoa. Nesta última, foi criado o Fórum Regional de articulação técnico-política da agricultura familiar nordestina.

O encontro  têm como alguns dos principais objetivos, estabelecer um processo de articulação institucional entre os gestores públicos estaduais responsáveis pelas políticas públicas de apoio à agricultura familiar no Nordeste com vista ao seu aperfeiçoamento e o avanço na construção de estratégias territorializadas e seus instrumentos de política pública para o fortalecimento da agricultura familiar no Nordeste do Brasil.

O principal desafio da discussão é contribuir para a superação da pobreza rural nordestina, cuja base são agricultores familiares, especializados na produção de alimentos, famílias cuja inserção no consumo ainda depende do acesso às políticas compensatórias e que a inclusão produtiva é condicionada pela capacidade de recriar sua atividade econômica, atendendo as demandas dos mercados.

O Fórum já conta com a adesão de todos os estados da região Nordeste, participação destacada pelo secretário interino: “Além da troca de informações sobre ações positivas, vamos conhecer melhor as experiências de outros estados. O Fórum tem este foco: o combate à pobreza rural a partir do desenvolvimento da agricultura familiar, um momento em que vamos tratar do crédito rural, com parceiros como Asbraer, e saber da realidade da assistência  técnica e o que podemos fazer de forma conjunta”, concluiu Adalberto.

A reunião é promovida pelo Fórum dos Secretários, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura e pelo Programa de Gestão do Conhecimento para Zonas do Semiárido do Nordeste (Programa Semear Fida/IICA/Aecid).

O tema da mesa redonda do primeiro dia do encontro é "Uma Proposta de Ater para o Nordeste", com a participação de representantes da Anoter, Asbraer, Embrapa e MDA. Na quinta-feira (20), a programação discute "Tecnologia, Agroecologia e Extensão Rural: O Caso dos Sisteminhas no +IDH, Tipologias da Agricultura Familiar no Semi Árido Brasileiro", disse. 

 

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais