Cidadeverde.com

Jornal Cidade Verde: Jovem cria robô vigilante; veja como funciona

Imprimir

O Jornal Cidade Verde mostrou o talento de jovens inventores em Teresina. O repórter Egídio Brito foi até o Senac conhecer as produções dos alunos do curso que ensina a utilizar o "arduino",  uma placa que utiliza um microcontrolador programável que permite criar diversos tipos de aplicações eletrônicas interessantes, como é o caso do robô vigilante.

A invenção é do jovem Artur Veloso, que sempre sonhou com uma tecnologia que pudesse vigiar sua casa. Ele mora com a avó, que fica a maior parte do tempo sozinha.

O robô foi projetado para monitorar ambientes internos. O protótipo foi aprimorado com o auxílio do professor de informática, Ivan Clay, que desenvolveu um aplicativo, instalado no celular, o qual recebe informações repassadas pelo próprio robô, atualizadas com relação a  presença e luminosidade.

O jovem inventor Artur Veloso disse que pensa em aprimorar sua criação e quem sabe conquistar o mercado. “Penso várias maneiras de aperfeiçoar a questão de bateria, questão de novos sensores, baratear o preço e mudar a parte visual também”, revelou.

Além do robô vigilante, outra invenção foi desenvolvida no curso. O aluno Wilson Thiago criou um sensor de estacionamento. Segundo ele, a idéia inicial é dá conforto às pessoas que chegam ao shopping, encontram uma vaga e tem dificuldade em estacionar.

Criar tecnologias é o que esses jovens estão fazendo e para quem olha de fora considera uma tarefa difícil, mas segundo o aluno Lucas Ariel, “depois que a pessoa aprende vê que é fácil”.

Assista a reportagem na íntegra!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais