Cidadeverde.com

Deputado cobra recursos federais para "tirar do papel" a Ride Grande Teresina

Imprimir

O deputado federal Rodrigo Martins (PSB) cobrou, durante discurso na tribuna da Câmara, a destinação de recursos para a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, a Ride, que abrange 14 municípios do Piauí e Maranhão. O socialista acredita que os investimentos devem transformar o cenário do território, que carece de atenção do Governo Federal.

Rodrigo destacou que a Ride surgiu com o objetivo de promover o desenvolvimento e reduzir as desigualdades regionais por meio de ações concretas. "Acredito que chegou a hora de tirar a Ride do papel. Precisamos executar ações que irão trazer melhorias para a microrregião de Teresina", ressalta o deputado.

O parlamentar acredita que os investimentos podem estimular as potencialidades de crescimento dos municípios que compõem o território. "Por meio da geração de empregos, maior cobertura de saneamento básico, abastecimento de água, investimentos em mobilidade urbana, educação, saúde, meio ambiente entre outros", disse Rodrigo, lembrando que o Piauí ainda não possui estradas duplicadas.

Para Rodrigo, a capital é referência nas regiões Norte e Nordeste. "Somos polo em Educação e Saúde, além de forte atrativo para o turismo de negócios. Lamento que a Ride da Grande Teresina, ao contrário das outras duas implantadas no país, não mostrou a que veio", comparou.

Segundo ele, o momento é de cobrar o Ministério da Integração Social. "Fui procurado por prefeitos destes municípios, que sofrem com a escassez de recursos e já estão sem esperanças na efetividade da Ride. Conclamo a todos os entes, federais, estaduais e municipais, para unirmos forças e executar os planos previstos para esse território, que abrange 1,2 milhão de habitantes", concluiu.

- Ride da Grande Teresina
A Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina foi criada pela Lei Complementar N 112/2001 e regulamentada pelo Decreto N 4.367/2002. Com institucionalidade legalmente constituída, as Rides têm prioridade no recebimento de recursos federais.

Fazem parte do território, os municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Dermerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, União, Nazária e Teresina, além da cidade de Timon-MA. Ao todo, são 1.154.716 habitantes na região.

No país, duas Rides já foram criadas: a do Distrito Federal e a de Petrolina-Juazeiro.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais