Cidadeverde.com

Governo do Piauí está em processo de migração para novo Siafem

Imprimir

Representantes das áreas do Tesouro e Tecnologia da Secretaria da Fazenda estiveram em viagem ao Espírito Santo com o objetivo de realizar um trabalho de cooperação técnica referente ao processo de substituição do sistema de administração financeira do Estado, o Siafem.

Desde 2012, o Espírito Santo iniciou um processo de modernização da área de gestão do Tesouro e obteve sucesso ao substituir o antigo Siafem pelo Sigefes, sistema muito mais moderno, que permite aos usuários operacionalizarem com mais agilidade e segurança, especialmente na extração de relatórios.

O Governo do Piauí está em fase de finalização do processo licitatório para aquisição de novo sistema integrado de administração financeira, e para que o cronograma de implantação seja cumprido, é necessário obter experiência com Estados que passaram pelo mesmo processo.

Participaram da visita, além do contador-geral do Estado, Ricjardeson Dias; os analistas do Tesouro, Ronald Soares e Sidrack Sidney, e o analista de Tecnologia, Eder Carvalho, além de uma equipe da Secretaria de Planejamento do Piauí. A meta da equipe é implantar as novas práticas até o final de 2016, e assim colocar o Piauí no rol dos estados mais avançados em controle das Finanças Públicas.

De acordo com o contador-geral, o cronograma é extenso porque a substituição do Siafem é bastante complexa, e envolve as principais áreas da gestão do Estado, dentre elas: Tesouro, Planejamento, Administração e Controle Interno. “Quaisquer falhas no processo podem ocasionar graves problemas com os pagamentos do Estado, ou mesmo gerar pendências com as prestações de contas. Portanto, teremos que trabalhar para que tudo ocorra conforme o planejado”, explica Ricjardeson.

Da Redaçao
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: