Cidadeverde.com

PF prende 23 pessoas em operação por crime ambiental no Piauí e oito Estados

Imprimir

A Polícia Federal no Piauí deflagrou na manhã desta quarta-feira (26) a Operação Forjas com o objetivo de reprimir a prática de crimes ambientais e fraudes contra os órgãos de fiscalização ambiental. A investigação aponta que os danos ambientais calculados podem chegar a R$ 53 milhões, levando em consideração o custo estimado para recuperação das áreas degradadas.

Wilson Filho/Cidadeverde.com

Estão sendo cumpridos 26 mandados de busca e apreensão, 12 mandados de prisão temporária, 11 mandados de prisão preventiva e 11 mandados de condução coercitiva nos Estados do Piauí, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, sendo a maior parte no Estado do Piauí nos municípios de Teresina, Oeiras, Floriano, Picos e São Raimundo Nonato. Dentre as prisões decretadas estão a de dois servidores públicos federais da área de fiscalização ambiental.

No Piauí, foram cumpridos 15 mandandos de busca e apreensão, seis de prisão temporária, seis preventiva e nove conduções coercitivas. 

A Operação Forjas visa desarticular grupo criminoso que atua principalmente na simulação, falsificação e comercialização de créditos de produtos de origem florestal a partir de licenciamentos ambientais no Estado do Piauí, com o intuito de acobertar desmatamentos ilegais geralmente em outros Estados da Federação. O esquema visa, sobretudo, abastecer empresas siderúrgicas com carvão vegetal produzido clandestinamente em áreas mais próximas daquele mercado consumidor para isso utilizando-se dos documentos obtidos no Piauí.

O nome da operação faz alusão ao verbo “forjar” em razão da principal prática criminosa de adulterar, manipular e simular créditos florestais. A operação contou com o apoio do Ibama e da Receita Federal, no Piauí.

Às 10h30min será concedida uma entrevista coletiva com a imprensa local para maiores detalhes sobre a Operação.

 

Da redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais