Cidadeverde.com

Comitê decide até quinta-feira (27) se libera PPP para água e esgoto em Teresina

Imprimir


Paulo Vilarinho acredita que pedido para entrada da iniciativa privada no setor será aprovado

O comitê gestor de saneamento básico do município de Teresina (PI) tem até amanhã (27) para aprovar ou não a proposta de Parceria Público-Privada do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, criado para substituir a Agespisa. A resposta nesta quinta-feira pode abrir caminho para que o novo órgão possa formalizar parceria com a iniciativa privada.

A informação foi confirmada no Jornal do Piauí desta quarta-feira (26) por Paulo de Tarso Vilarinho, diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete), após a exibição da última reportagem da série "Gestão da Água: a crise que transborda". A reporter Karina Matos mostrou os problemas do setor no Piauí e o exemplo de Campo Grande (MS), que onde a iniciativa privada atua no tratamento de água e esgoto. 

"Você acompanhou as três reportagens que a Karina fez e viu os problemas e a solução. A prefeitura quer mesmo é a solução do problema. O problema nós já convivemos com ele há tempos e sabemos que não há como esperar", declarou Vilarinho em entrevista ao vivo. Segundo ele, a tendência é de que o comitê gestor aceite a proposta. 

Caso isso se confirme, um edital para contratação da empresa que irá firmar parceria com o Instituto de Águas será levado para a Câmara Municipal de Teresina, Assembleia Legislativa do Piauí, Tribunal de Contas do Estado e outros órgãos. Só depois o edital será lançado. 

Sobre a tarifa de água e esgoto, Paulo de Tarso Vilarinho afirmou que o valor cobrado deve permanecer o mesmo em um primeiro momento. Porém, a tarifa deve aumentar gradativamente para se adaptar ao novo padrão do serviço. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais