Cidadeverde.com

Mulheres podem realizar teste rápido de gravidez gratuito em Teresina

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) implantou há quase um ano, em todas as Unidades Básicas de Saúde da capital, o teste rápido de gravidez. Em apenas cinco minutos a mulher pode confirmar se está ou não grávida e já começar o acompanhamento do pré-natal. Este ano, 224 testes rápidos foram realizados em Unidades Básicas de Saúde da capital.

“A partir do sétimo dia de atraso do ciclo menstrual, a mulher já pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Lá, ela vai passar por um aconselhamento de um profissional de saúde, médico ou enfermeiro para a realização do teste rápido de gravidez, que pode ser realizado na unidade de saúde ou em casa”, disse Mariano Neto, chefe do Núcleo da Saúde da Mulher da FMS.

De janeiro a agosto de 2015 a Fundação Municipal de Saúde realizou 224 testes rápidos de gravidez. “Quando o resultado dá positivo, a mulher já é cadastrada para realização imediata do pré-natal e o parceiro dela é estimulado a também participar do acompanhamento do desenvolvimento do bebê e realizar exames”, falou Mariano Neto.

Ele explicou ainda que caso o resultado dê negativo, a mulher também é aconselhada e encaminhada para realização de exames, como teste de HIV e Sífilis. “Caso o resultado do teste rápido de gravidez dê negativo e a mulher deseje engravidar ela já recebe orientações sobre planejamento reprodutivo. Caso ela não deseje engravidar ela também é orientada sobre os principais métodos contraceptivos”, destacou.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais