Cidadeverde.com

Amigos do Peito chega a Uruçuí na próxima segunda (31)

Imprimir

O Programa Amigos do Peito já iniciou o atendimento às mulheres no interior do Piauí. E, na próxima segunda-feira (31), a carreta chega ao município de Uruçuí, onde permanece até o dia 5 de setembro, atendendo também os município de Ribeiro Gonçalves, Sebastião Leal e Baixa Grande do Ribeiro. A meta é realizar 240 exames de mamografia.

“Para realizar o exame é importante que a paciente procure a unidade de saúde, para que o seu médico faz o encaminhamento do exame e juntos, Estado, sociedade e cada mulher, não deixemos nenhum caminho livre para o câncer”, disse o secretário Francisco Costa.

Como nos territórios Tabuleiros do Alto Parnaíba e Chapada das Mangabeiras não houve nenhum registro de exame realizado no ano de 2014, a Secretaria de Estado da Saúde priorizou iniciar o roteiro de atendimento por esses territórios. Os primeiros atendimentos estão sendo realizados durante esta semana nos municípios de Colônia do Gurguéia, Alvorada do Gurguéia, Elizeu Martins e Manoel Emídio.

As carretas irão percorrer o Piauí com oferta de exames de mamografia voltado prioritariamente para mulheres entre 50 e 69 anos. O Programa visa atender aproximadamente 20 mil mulheres a mais, por ano, em todo o Estado.

Em 2014, o Piauí registrou 152 óbitos por neoplasia maligna e a estimativa é que 520 novos casos sejam registrados nos anos 2014/2015 no Piauí. A mulher atendida pelo Programa e que apresentem imagens sugestivas de câncer de mama, após a realização da mamografia, será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais