Cidadeverde.com

Firmino lança edital para 400 novos táxis com 40 veículos para pessoas com deficiência

Imprimir

Pelo menos 484 novos táxis devem começar a circular em Teresina até o final do ano. O edital de licitação para concessão dos alvarás foi lançado hoje (27) no Palácio da Cidade. O prefeito Firmino Filho esteve presente na cerimônia e anunciou a cota com 44 vagas para táxis que atendam pessoas com deficiência. 

Foto: Renato Bezerra

O prefeito destacou que a capital cresceu muito nos últimos 15 anos, gerando uma escassez de táxis que atendem à população. No edital há vagas para taxistas do gênero feminino e para veículos que atendam satisfatoriamente a pessoas com deficiência. 

"A Strans (Superintendência de Transportes e Trânsito) fez estudo e estimou a demanda, assim a população terá mais acesso e mais qualidade e segurança. O processo vai acontecer por meio de licitação com regras claras", destacou. 

Segundo ele, será priorizado o taxista que tiver experiência na direção, possua um bom veículo e que ofereça conforto e segurança aos passageiros e que demonstrem boa capacidade de dirigir, sem pontuação na carteira de motorista. 

Hoje na capital há 1.556 taxistas regulamentados. Com a licitação, haverá um total de 2.040 taxistas, que segundo a Strans é quantidade suficiente para atender à demanda de Teresina.

Marcha dos Prefeitos 

O prefeito comentou ainda a marcha dos prefeitos do interior do Piauí, nesta quinta-feira (27). De acordo com ele, as dificuldades apresentadas pelos gestores são generalizadas, já que o "Brasil vive um momento muito difícil". 

Segundo ele, o segundo semestre deve ser ainda mais "doloroso" que o primeiro porque o país vive um momento de recessão profunda. Dessa forma, disse que é preciso que se comece a vislumbrar saídas para a crise e que um possível Fundo de Desenvolvimento dos Municípios, proposto pelos prefeitos, seria uma boa alternativa, desde que bem elaborada. 

"Apoio a ideia, seria bastante útil para medidas emergenciais. É preciso que haja uma articulação feita pela APPM [Associação Piauiense dos Municípios] precisamos de medidas urgentes para os municípios poderem continuar a trabalhar. É preciso trabalhar melhor na ideia, porque não sei quais seriam as origens dos recursos", disse. 

 

Maria Romero
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais