Cidadeverde.com

Espetáculo de dança faz representação das imagens da Serra da Capivara

Imprimir

As pinturas rupestres da Serra da Capivara, localizada em São Raimundo Nonato, a 517 km de Teresina, foram transformadas em dança. O espetáculo Capivara, desenvolvido pela coreógrafa Lina do Carmo, será destaque no Festival Internacional de Teatro de Brasília, Cena Contemporânea, nesta sexta-feira (28).

Em entrevista para o Correio Braziliense, Lina do Carmo explicou como surgiu a inspiração para transformar as imagens ancestrais estampadas nas rochas da Serra da Capivara. "Me inspira afirmar este corpo sem data, que recria os traços da espontaneidade como segunda natureza, a natureza artística que vibra do passado no presente e rompe com estes clichês em torno de o que é arte contemporânea", disse a artista.
 
A coreógrafa esteve no Piauí pela primeira vez em 1996 e deu início a sua pesquisa. Ela usa termos como "arqueologia da expressão" e "temática do solo" para falar sobre como compreender o corpo. Em Capivara, imagens das figuras históricas são projetadas no palco durante os movimentos da bailarina.

Foto: Divulgação


 
Lina do Carmo foi radicada na Alemanha no final da década de 1980, mas tem forte influência cultural brasileira. A dançarina tem formação em mimodrama com o mímico francês Marcel Marceau e vê o corpo como espaço de criação e mitologia.
 
Em seus movimentos, Lina mescla mímica, teatro e dança em uma linguagem própria que é a principal características dos seus trabalhos. "A dança, na sua forma tradicional, vai explorar o espaço para inscrever os movimentos expressivos, e quando este espaço é condensado num espaço metafísico, creio que o corpo torna-se um simulacro dos instáveis estados de corpo que defino como o movimento-gestual", descreve a coreógrafa.
 
O Cena Contemporânea reúne também produções de Portugal, Espanha, Polônia, Austrália, Geórgia, Argentina, França e Alemanha. Além contar com a presença de estados brasileiros como o Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Bahia, Tocantins e o Distrito Federal.
 
O festival acontece em diversos espaços culturais de Brasília até este domingo (30).
 
Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais