Cidadeverde.com

Wellington discute exportação de produtos piauienses para os EUA

Imprimir

O governador Wellington Dias se reuniu, na manhã desta sexta-feira (28), no auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), com Eduardo Machado e Rogério Lousa, representantes da Câmara de Comércio Brasil - Estados Unidos da Flórida (BACCF) e responsáveis por prestar consultoria especializada a fim de auxiliar empresários piauienses a adentrar o mercado internacional. O encontro também teve como objetivo discutir novos investimentos para o estado a partir da exportação de produtos piauienses. 

“Na viagem que fiz aos Estados Unidos, alguns investidores americanos mostraram interesse em atuar aqui estabelecendo uma ponte para importação e exportação entre o Piauí e os Estados Unidos. Essa reunião foi importante para definirmos um intercâmbio na área do turismo, mineração, produção de energia, destacadamente a eólica, mas também leilões de energia hidrelétrica, gás e petróleo”, explicou o governador. Dias garantiu que também dará atenção especial ao agronegócio, especialmente essa região do Matopiba e das cadeias produtivas, como a da carnaúba, mel, além do artesanato, da cachaça e da opala.

Na oportunidade, o chefe do executivo do Estado discutiu a implantação de um porto seco em Teresina e uma base de cargas nos aeroportos de Parnaíba e da Flórida a fim de facilitar a exportação de produtos do Piauí para os Estados Unidos. Ficou acertado na reunião que os dois países criarão uma câmara de interesses, reunindo órgãos do governo e empresários, a fim de dar celeridade às negociações e que, dentro de um prazo de um ano, serão definidas as estratégias para definir quais produtos piauienses terão mais aceitação no mercado externo. 

Eduardo Machado revela que o encontro foi importante para consolidar ações que venham de encontro com os interesses dos empresários piauienses e do mercado norte-americano. “O Piauí tem muitas potencialidades. Daremos suporte para a inserção destes produtos no exterior, com a divulgação na mídia e realização de workshops, a fim de conhecer o interesse do mercado e identificar quais produtos o consumidor norte americano tem mais interesse”. O representante da BACCF destacou que também discutido a possibilidade de se criar um infraestrutura aeroportuária para dar vazão aos produtos que serão exportados. 

Wellington explicou que, além de ampliar as exportações, também pretende aumentar as importações, através da ampliação do fluxo de turismo. “Temos aproximadamente 11 áreas de interesse e essa reunião é preparatória, mas haverá outra reunião com investidores no dia 10 de setembro, que é uma reunião de entendimento, para garantir condições de visitas à áreas que eles considerarem de grande interesse”, frisou Dias.

O governador afirmou que exportar a produção do agronegócio que está chegando a três milhões de toneladas de grãos e que com ferrovia Transnordestina também será possível transportar minérios para os Estados Unidos. O chefe do executivo do estado informou que já conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento e das Relações Exteriores.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais