Cidadeverde.com

Mulher é flagrada deixando animais em porta de clínica na Zona Leste

Imprimir

Câmeras de segurança de uma clínica veterinária, na avenida Nossa Senhora de Fátima, na Zona Leste de Teresina, registraram um caso de abandono de animais, na tarde de sexta-feira (28). No vídeo é possível observar uma mulher, que ainda não teve a identidade confirmada, deixando uma caixa com quatro filhotes de gatos na porta da empresa. 

O vídeo tem sido compartilhado por grupos de proteção aos direitos dos animais e causado indignação. A suspeita ainda tentou se disfarçar com óculos de sol e chapéu, mas testemunhas anotaram a placa do veículo. Os animais foram abandonados em plena luz do dia, às 17h08. 

"O abandono de animais é um dos crimes mais bárbaros e só perde para a morte. Vamos registrar Boletim de Ocorrência na tarde de hoje (29) e esperamos que esse caso sirva de exemplo", disse Zélia Soares, presidente da ONG Guardiões dos Direitos dos Animais. 

Os filhotes abandonados foram acolhidos pela clínica e dois já foram adotados. Os outros dois gatinhos ainda estão à espera de um dono. 

"As pessoas têm que entender que abandono é crime. Por isso estamos lutando para a criação de uma delegacia especializada para investigar esses casos, porque muitas vezes, registramos BO e os casos acabam competindo com crimes contra a vida a humana. Existem situações em que é difícil até encontrar testemunhas, mas nesse caso, ficou bem nítido e esperamos que seja feita Justiça", desabafa a protetora dos animais. 

Abandono de animais

Abandono e maus tratos a animais é crime. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Art. 164 do Código Penal, prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo:

A pena prevista pelo Art. 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa.

A pena prevista pelo Art. 164 do Código Penal é de detenção, de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses, ou multa.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais