Cidadeverde.com

Aprenda a fazer um mingau super saudável para as crianças, incluindo a chia

Imprimir

Embora a introdução alimentar aconteça de diferentes formas em cada família, muitos cuidadores encontram dificuldades na hora de oferecer alimentos saudáveis aos pequenos. Nesses casos, a saída é buscar alternativas de para aliar sabor, bons nutrientes e uma cara gostosa. O mingau de chocolate que leva aveia e chia é uma opção prática, saborosa e que ainda pode adaptar o paladar das crianças ao sabor de ingredientes benéficos para a saúde.


Criança pode comer aveia e chia?

De acordo com a endocrinologista Giulianna Pansera, a aveia é um alimento rico em fibra e de fácil digestão. Por isso, é altamente indicada para o preparo de receitas oferecidas aos bebês após o desmame, seja doce ou salgada.

Já a chia é rica em ômega 3, cálcio, ferro e fibras e estimula o funcionamento do sistema digestivo. No entanto, o ingrediente deve ser incluído na alimentação das crianças com mais de 1 ano e pode fazer parte das receitas de bolos e pudins ou ser oferecida com iogurte.

 


Como as crianças devem consumir?

“O mingauzinho pode substituir uma refeição, como o café da manhã ou um lanche da tarde e o ideal é que seja oferecido apenas uma porção por dia para que os outros alimentos fontes de proteínas e outras vitaminas e minerais sejam consumidos”, orienta e médica.


Receita de mingau saudável para crianças

Ingredientes

200 ml de água
2 colheres e ½ de aveia em flocos finos
3 medidas de leite em pó (pode usar o que já é consumido normalmente pela criança)
2 colheres de café de cacau em pó sem açúcar
4 uvas passas
1 colher de chia
Modo de preparo

Para fazer o mingau de chocolate para crianças, ferva água e adicione a aveia em flocos. Mexa até engrossar. Com o fogo desligado, acrescente, aos poucos, todos os outros ingredientes enquanto mexe. Quando a mistura estiver homogênea, sirva em um prato fundo ou cumbuquinha.

 

Fonte: Bolsa de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais